22 de outubro de 2006

Saudável Green Tea

Para quem ADORA comida japonesa como eu, também poderá se interessar em saber um pouco mais sobre Chá Verde (ou Green Tea). Recentemente lendo a respeito de chás, descobri que embora originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcóolicas.

O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas. Fora da Ásia, devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Interessante: O chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento. O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2.

Moral da história: Mantenha sua jovialidade e relaxe saboreando o saudável chá verde!

V

4 comentários:

Eduardo Lima disse...

Também sou fã do chá verde. Me lembro do saudoso restaurante Akasaka, em Copacabana, quando era de lei pedir um banchá junto com a conta.

Obrigado pela visita e pelos comentários.

Pingus Vinicus disse...

Gostei do seu blog. Interessante.
Um descoberta através do blog meu amigo Eduardo.
Vou seguir com atenção redrobada.

Valentina disse...

Oi Vanessa, antes de mais nada quero agradecer a visita ao Trembom. E vim aqui para me deparar com um espaço bem zen.As fotos, os comentários..Amei esta primeira visita.E voltarei muito mais vezes.Já quanto ao chá verde, também gosto muito. E outro dia ganhei de uma amiga japonesa um que achei mais suave que os outros.Ela me disse que aquele era feito com folhas mais novas e por isso mais leves. Vou olhar o nome e depois te passo caso conheças também.

Valentina disse...

Vivianne, voltei para dizer que entrei o nome errado - Vanessa.Me perdôe.As vezes sou assim, atrapalhada com nomes.Um abraço.