8 de outubro de 2006

Paella

Quando você escuta a palavra “Mediterrâneo” o que exatamente vem a sua mente? Me escreva contando...

Eu penso na deliciosa Paella, prato típico espanhol originado na cidade de Valencia. A base dessa receita é a gostosa mistura de arroz, carnes e frutos do mar, tudo muito bem temperado com açafrão. Pode ser preparada de inúmeras maneiras, mas a panela mais rasa de duas alças que caracteriza a Paella, não muda. Veja na foto acima.


Para acompanhar a Paella, sugiro um vinho tinto mais frutado, envelhecido em barril de carvalho e extremamente aromático, como o Rioja (principalmente o Reserva).

A maioria dos vinhos Rioja é definida pela forma com que envelhecem. Vinhos levando etiquetas Crianza devem envelhercer pelo menos dois anos, um deles no barril de carvalho. Vinhos Reserva devem envelhecer pelo menos três anos, um deles no barril. E os Gran Reserva devem ser envelhecidos pelo menos cinco anos, sendo dois deles no barril.


A região espanhola de Rioja pode até ser mais remota, mas se você aprecia vinho, comida e paz, não pode deixar de conhecer! Você encontra excelentes chefs nessa região cozinhando e experimentando novas técnicas e apresentações para suas receitas, sempre inspirados pela sofisticada culinária Basca. Mas ao mesmo tempo, continuam a usar os ingredientes marcantes e sabores rústicos, presentes e típicos dessa lindíssima região.

V

Um comentário:

Anonymous disse...

PARABÉNS!
Esse blog é um dos mais interessantes e legais que já li. E olha que eu sou fissurado com blogs.
Antonio Pontes