29 de outubro de 2006

Na Moranga... Em Trancoso

O restaurante Capim Santo nasceu para trazer o clima do sul da Bahia para São Paulo. E como uma boa nativa da Bahia, sou suspeita ao escrever sobre este descoladíssimo restaurante que provoca aquela sensação do ritual culinário à beira-mar, com peixe grelhado e caipirinha. O ambiente descontraído e acolhedor do restaurante, com sua arquitetura leve e despojada, muita madeira e um jardim arborizado, remete às casas de veraneio de Trancoso. É o que atrai a clientela, além do saboroso cardápio contemporâneo brasileiro salpicado de iguarias baianas. A cozinha é pilotada pela talentosa chef Morena Leite.

Um dos pratos mais saborosos que já provei no Capim Santo foi o Camarão na Moranga com Mandioca Frita... Anote aí:

Retire a tampa da moranga e todas as sementes. Passe um pouco de sal em todo os seu interior. Embrulhe em papel alumínio e leva ao forno por 1 hora ou até espetar com um garfo e a moranga estiver macia.

Refogue 500g de camarão com 1 colher (chá) de azeite de dendê, 2 dentes de alho amassado e 2 cebolas picadas. Ainda no fogo, acrescente uma pequena porção de pimentão verde, vermelho e amarelo fatiado, 3 tomates picados, sal e pimenta branca a gosto. Por último, acrescente 1 xícara de leite de côco, 1 xícara de creme de leite e 1 colher (chá) de salsinha. Retire do forno e coloque o refogado de camarão dentro da moranga.


A mandioca é cozida com sal, descascada e cortada. Depois, frite. Adicione sal a gosto.

Aventure-se, e prepare essa receita em casa!

V

9 comentários:

claudia camara disse...

Adorei passar por aqui, estou com agua na boca, beijos e bom fim de semana, claudia.

Samanta disse...

O famoso camarão na moranga. É uma delícia mesmo. Não me canso de falar, seu blog é de muito bom gosto.
Beijo!

Krónikas Vinícolas disse...

Parece delicioso :p
Beijos
tuguinho

Elvira disse...

Querida Vivianne,

Agradeço a sua visita ao meu cantinho. Ainda bem que veio, porque assim, descobri este seu maravilhoso blog (que talento para fotografar!). Acredite que também vou voltar muitas vezes e colocar lá um link no Bistrot.

Um beijão.

Cinara disse...

Vivianne, além das receitas deliciosas, seu blog tem algumas das fotos mais lindas que eu já vi!! Também já o adicionei como favorito, e vou adicionar aos links do meu blog. Parabéns!

Dadivosa disse...

Olá, Vivianne
Muito obrigada pela visita e pelos comentários lá no Dadivosa :)

Estou adorando tudo aqui: os textos, as receitas, as fotos... você é sem dúvida uma moça mui prendada!

Vou incluir A Taste in Heaven na lista de minhas leituras diárias e recomendá-lo também aos meus leitores, em minha lista de blogs de comida.

Beijos e parabéns por este projeto tão bonito!

Márcia disse...

Olá, Vivianne!
Sou a Márcia, lá do Le Fouet, e adorei seu cantinho.
Menina, que talento para fotos vc tem!!! (invejinha branca nesta hora...)
Sem contar nas receitas, tão saborosas.
Beijos pra vc!

Ana disse...

Oi Viviane!
Obrigada por ir visitar meu blog e deixar seu coment la! Fiquei muito contente!
Vim aqui conhecer o seu blog e gostei muito tbem, realmente vc tem o dom da fotografia, suas fotos sao lindas, parabens!
Ana

Anonymous disse...

Viviane,
Adoro camrão na moranga. É delicioso e fica sempre lindo na mesa. Mas sofro terrivelmente para tirar as sementes da abóbora. Acabo assando a abóbora antes para facilitar a tarefa. Você tem alguma dica boa para me dar? beijo você.