Aproveitando esse finalzinho de inverno para apreciar alcachofra... Esse vegetal é bastante nutritivo e com baixas calorias. O miolo (coração) da alcachofra, sem dúvida, é a parte mais saborosa, mas com as alcachofras mais graúdas, podemos nos deliciar com as folhas também.
A alcachofra é um dos poucos alimentos que comemos com as mãos. Fácil de preparar, a alcachofra pode servir como uma excelente entrada, ou apenas como aperitivo. Acompanhada de maionese, manteiga derretida ou azeite de oliva. Para servir 4 pessoas, prepare assim:
Apare as pontas das folhas de 4 alcachofras, e corte também o talo para que você possa colocá-las em pé. Numa panela grande, coloque água suficiente para cobrir as alcachofras, 2 dentes de alho sem casca, 1 folha de louro, sal e pimenta do reino, mais um pouquinho de azeite de oliva. Quando a água ferver, coloque as alcachofras e abaixo o fogo, deixando cozinhar por uns 50 minutos. Retire as alcachofras da panela, deixe a água escorrer e coloque no prato para servir.
Para saborear: Puxe delicadamente as folhas, uma a uma, e dê uma leve mordida na parte carnuda (mais próxima do miolo) e puxe levemente com os dentes. Em seguida, descarte o que restar dessas folhas. Quando chegar ao miolo, antes de comer, retire com uma faca a parte das penugens arroxeadas que ficam em cima do miolo (não coma essas penugens). É isso!
Interessante: O extrato tirado da alcachofra atua com eficácia na queima de gorduras, reduz as taxas de colesterol e de uréia no sangue, regulariza e estimula as funções do fígado.
V
26 de setembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Filhona,
Adorei o blog, principalmente a sua criatividade e conhecimento profundo sobre os assuntos revelados no mesmo. Estou muito orgulhosa! Te amo muiiito,
bjs,
mames
Postar um comentário