30 de setembro de 2006

Gostinho Capixaba

Dentre as delícias encontradas no estado do Espírito Santo, temos o camarão no bafo, muqueca de sururu, bobó de camarão, bobó de lagosta, e muitos outros pratos. Mas nada se compara à famosa e tradicional - Muqueca Capixaba, com sua cor avermelhada e sabor marcante.

Durante uma das viagens do meu pai ao Espírito Santo, e como todo apreciador da culinária brasileira e internacional, ele teve a sorte e o prazer de acompanhar passo a passo a elaboração desse prato, conhecer cada ingrediente, provar e ainda trazer de volta essa receita típica e fiel para nossa casa. Agora é a sua vez... apenas 3 passos para preparar esse prato típico brasileiro:

1. Frite 2 colheres (sopa) de semente de urucum em azeite, sem deixar ferver. Assim que terminar de fritar, retire as sementes e veja que o azeite absorveu a cor do urucum.
2. Coloque numa panela de barro 1 cebola grande e 2 tomates sem pele (picados), adicione o azeite com urucum, e um pouco de tempero verde (coentro, salsinha e cebolinha). Cozinhe devagar, por uns 15 a 20 minutos, até que o tomate e a cebola estejam completamente macios.
3. Acomode no fundo desta panela 4 postas de peixe, já temperadas de véspera com limão, coentro, alho e sal; esprema 1 ½ limão e acrescente mais um pouco de tempero verde. Tampe a panela e cozinhe por mais 8 minutos. Caso use somente camarões, cozinhe por apenas 2 minutos. Sirva com arroz branco e pirão.

O detalhe da panela de barro é essencial para o bom cozimento deste prato, mantendo o aroma e o sabor mais intensos, além de conservar a temperatura enquanto estiver sendo servido. E de sobremesa, sorvete de creme!


V

Um comentário:

*Paula* disse...

tô com água na boca aqui! que delícia!!! :o)