11 de julho de 2007

Croque Monsieur

Esse delicioso sanduíche teve origem na França, mas vem sendo apreciado em muitos outros países desde 1910! Simples de preparar, o Croque Monsieur fica arrebatador acompanhado de uma salada verde temperada com aceto balsâmico, manjericão, sal e pimenta-do-reino.

Ingredientes
4 fatias de brioche (ou pão de forma)
2 ovos
1 copo de creme de leite fresco
queijo gruyère ou emmental, ralado
2 fatias de presunto cozido
sal e pimenta-do-reino
folhas de manjericão fresco (opcional)

Misture os ovos e o creme de leite, até ficar cremoso. Adicione sal e pimenta-do-reino. Com uma concha, espalhe o creme sobre as fatias de pão, para que o miolo absorva o líquido. Espalhe uma porção generosa de queijo ralado sobre duas fatias. Coloque uma fatia de presunto, cobrindo toda a superfície do pão. Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 250º. Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.

Se quiser dar um toque diferenciado, substitua o presunto cozido por presunto tipo Parma!

V

10 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Me dá uma dica: gosto de cozinhar e cozinho razoavelmente bem.
Mas estou anos luz de ser uma expert...gostaria de saber mais, aprender mais.Vejo blogs como o seu e acho o máximo, mas parece que me falta tanto!
Por onde vc acha que devo começar?
beijos.

A Taste in Heaven disse...

Vivien: obrigada por suas visitas ao blog, e seus gentis comentários! Quanto a sua pergunta, acredito que é sempre mais estimulante começar preparando receitas com ingredientes que vc goste mais!

Camila L disse...

Eu já vi essa receita tantas vezes e nunca experimentei.. sia bela foto me instigou a tentar ;-)

Diogo disse...

Amei o blog. Amei as receitas. Amei as fotos. Amei o teu bom gosto. Amei a música. Amei o teu profile. Amei ter estado aqui.

Volterei...

Bjos, Diogo

Cris disse...

Nada mais propício para a comemoração do Dia da Bastilha em 14 de julho!

Bia Belliard disse...

Ola! Gostei muito do teu blog ! Vou voltar sempre! bsj

Verena disse...

Vivianne, que delícia!!! Já vi a receita várias vezes, inclusive num programa do Olivier Anquier e fico sempre pensando duas vezes antes de fazer...acho que vou virar fã e querer comer a toda hora...Ô perigo!
Um beijo e ótimo final de semena,
Verena

Anonymous disse...

adoro, junto uma saladinha . Fafah.

Larissa Moreira disse...

Oi, Vivianne! Conheci seu blog atráves do Mangia, da Verena. Estou adorando as receitas. Fiz este sanduíche essa semana e adorei. São não usei os mesmos queijos (eu tinha cheddar e provolone em casa) mas fico muito bom! Marido aprovou com louvor! Um beijo!

Anonymous disse...

Olá Vivianne,

Sou Chef de cozinha e costumo visitar blogs especializados em receitas culinárias.
Adoro ver a criatividade com que se alteram as receitas mais tradicionais, principalmente no Brasil, entretanto, gostaria de fazer uma contribuição com relação a esta receitinha tão deliciosa e tradicional francesa, é que ao alterar o molho, alteram-se os sabores!
Experimentei de fato sua forma de fazer este famoso sanduiche Francês e gostei da modificação, mas, até para que seu público possa ter uma melhor visão, coloco a vossa disposição o molho original que se chama Mornay e é feito da seguinte forma:
50 gramas de manteiga;
50 gramas de farinha de trigo;
1/2 litro de leite;
sal, pimenta do reino e nóz moscada releda;
2 gemas de ovo.

derreta a manteiga, junte a farinha, mexendo sempre, deixe cozer por cinco minutos, junte o leite aos pouco até formar um creme consistente, tempere com o sal, pimenta e a nóz moscada, junte as gemas de ovo mexendo sempre sem parar por mais 3 minutos retire do fogo e sirva por sobre as fatias de pão, perfazendo as camadas p/ o Croque, recobrindo-o com o molho, ao fim leve ao forno 180º por cinco minutos.
Espero ter contribuido de forma bastante interessante no sentido de deixar a sua disposição um pouquinho da Nouvelle Cuisine.
Obrigado e continue a divulgar receitas deliciosas como esta!

Marcelo Santos