8 de julho de 2007

Gostinho de Quero Mais...

Confesso que a primeira vez que decidimos jantar no requintado D.O.M. Restaurante em São Paulo, eu estava mais curiosa para conferir a decoração do ambiente assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. E sem dúvida, a amplitude e beleza do restaurante me chamaram a atenção.

Mas o que realmente me encantou e fez com que voltasse sempre, foi a combinação de toda a sofisticação, os sabores, o atendimento e a forma criativa e inusitada com que o extraordinário chef
Alex Atala comanda seu restaurante! Escolhi uma de suas receitas preparada com peixe – Papillote de Peixe Branco (foto M. Rodrigues). Anote e saboreie:

Ingredientes
4 postas de peixe branco
8 cavaquinhas
8 mini batatas
100g de ervilhas
200g de mini vagem
150g de mini milho
150g de mini cenoura
150g de mini abobrinha
200g de manteiga
2 talos de capim-santo
½ gengibre picado
sal e pimenta-do-reino

Preparo
Tempere o peixe com sal e pimenta. Abra quatro folhas de papel-alumínio e em cada uma disponha uma posta de peixe e duas cavaquinhas. Divida os demais ingredientes em quatro partes e coloque-os em cima do peixe e da cavaquinha. Cubra tudo com a manteiga aromatizada. Feche bem, formando um envelope. Leve ao forno pré-aquecido (180°) e cozinhe por doze minutos. Sirva imediatamente.


Para a manteiga aromatizada: Clarifique a manteiga, fervendo-a juntamente com o gengibre picado e o capim-santo, cortado em tiras de cerca de 3 centímetros. Retire a espuma branca que surgir da fervura e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

Uma recomendação valiosa é o livro Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira!


V

2 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Chiquérrimo...!!!
Aqui no seu blog vc conta como começou a se interessar por culinária? Eu fiquei curiosa pra saber.;0)

Rê Gallo disse...

Eu que sou leiga acho que, melhor que as receitas, são as fotos deste livro. Lindas, lindas!
Obrigada pela visita!!