20 de julho de 2007

Cozinha Tailandesa

O que dizer sobre a cozinha tailandesa? Colorida, picante, doce e aromática. Os pratos multicoloridos sempre oferecem uma combinação harmoniosa de sabores e aromas, muitas vezes indescritível.

Na Tailândia, pode-se encontrar especiarias, hortaliças, legumes, condimentos, frutas tropicais e flores em abundância, que possibilitam uma variedade de pratos extremamente ampla e criativa. Mas confesso que tenho uma queda especial pelos curries, como o Curry de Salmão e Camarão.

Ingredientes
300ml de leite de coco
1 colher de manteiga
1 colher de chá (cada) de curry, coriander, gengibre, canela em pó, noz-moscada, açúcar mascavo e manjericão
1 pimenta dedo-de-moça
2 maços de alho-poró, fatiados
suco de 1 limão
500g de salmão fresco, cortado em cubos
500g de camarão gigante sem casca

Cozinhar o leite de coco com todas as especiarias, o suco de limão, a pimenta e o alho-poró por uns 10 minutos. Acrescentar os cubos de salmão e os camarões, e cozinhe por mais 3 a 4 minutos. Adicione sal a gosto.

Sirva com arroz de jasmim!

V

8 comentários:

kuka disse...

Abriu recentemente aqui proximo um restaurante tailandes. Estou à espera de uma oportunidade para provar a comida.

Verena disse...

Parece delicioso e a foto está bárbara! Adorei a música!
Beijos e ótima semana,
Verena

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Silvia Arruda disse...

Eu nunca provei comida tailandesa, mas tenho ctz que gostarei, pq gosto da combinação exótica dos temperos!

semente de sésamo disse...

Que pecado..nossa...

Cláudia A. disse...

Eu adoro comida tailandesa. A sua foto está linda.

Grace disse...

Cara Viviane,
O seria exatamente coriander? Eu procurei no Mercato do Público para comprar e ninguém conhecia. Tem outro nome? Onde posso encontrar? Estou pensando em colocar essa receita na prática. Desde já muito obrigada, adoro o bolg e já testei muuitas receitas. Essa pretendo fazer para uma grande amiga. Valeu, Abraço,
Grace!

Aninhas disse...

Nossa... já estou a babar...
Coriander é o equivalente a coentros, certo?
Vim de Londres no sábado e posso dizer que pela 1ª vez experimentei comida tailandesa e AMEI!! Qual não é a minha surpresa quando passo por aqui e vejo esta receita maravilhosa... Obrigada pela partilha.
Mas tenho duas dúvidas:
1º O que é pimenta dedo de moça?
2º como se faz o arroz de jasmim?

Obrigada por tudo.
Assim que experimentar vou voltar aqui... :-)
Sílvia

Rubem Piccoli disse...

Parabéns pelo bom gosto e apresentação. É um estímulo à prática....vou tentar hoje mesmo.

Abraço,
Rubem Piccoli