10 de fevereiro de 2007

Steak Au Poivre

Depois de escrever um pouco sobre pimenta, nada mais justo do que deixar registrada uma receita usando esse condimento marcante. Se você está buscando uma receita para preparar com filé mignon que seja rápida, prática e saborosa, a Steak au Poivre acompanhado de batatas e shallots (chalotas) caramelizados, é perfeita!


Embora tenha um nome um pouco difícil de pronunciar, esse delicioso prato, e o que você nem imaginaria, leva apenas uns 10 minutos para ficar pronto! Experimente preparar essa receita para 2 pessoas:

Ingredientes

4 bifes de filé mignon altos
2 colheres de sopa cheias de grãos de pimenta verde, vermelha e preta
2 batatas grandes, cortadas em tiras
½ litro de óleo
4 colheres (sopa) de conhaque
1 colher (chá) farinha de trigo
sal


Moa as pimentas. Envolva os bifes na pimenta, apertando para que os farelos grudem bem na carne. Esquente bem uma frigideira pesada. Cubra o fundo com um pouco de óleo. Frite os bifes por 2 a 3 minutos. Não fique virando, senão eles não douram bem. Teste o ponto apertando a carne com o dedo; estará pronto quando seu dedo afundar um pouquinho e a consistência ainda estiver macia. Retire os bifes da frigideira e coloque numa travessa tampada.Frite as batatas por uns 5 minutos, com o óleo bem quente. Retire do óleo, tire o excesso de gordura e salgue levemente.Volte com a frigideira dos bifes ao fogo. Acrescente o conhaque e raspe o fundo da panela para formar um molho escuro. Acrescente a farinha aos poucos, misturando rapidamente para engrossar um pouco. Salgue e despeje o molho na travessa dos bifes. Sirva imediatamente.

Bon apétit!

V

4 comentários:

K471 disse...

Oi! Fala da ilha da MAdeira (Portugal!)
Tens um blog giríssimo, as fotos hipnotizam qualquer um, e as receitas babam toda a gente!
Muitos parabéns pela criação, e desde já obrigada por partilhares connosco.
Receitas fantásticas...já agora achas que ficaria bom um bolo de laranja com chocolate?
;)

Elvira disse...

Um clássico que adoro! :-)

Virginia disse...

Olá pessoal, essa receita é fantastica...eu sempre faço em casa, mas na verdade faço um pouco diferente .. eu frito na manteiga algumas abinhas do filé, coloco a pimenta do reino pré amassada, um caldo knor e agua na quantia que eu quero o molho, deixo ferver para pegar bem o gosto da pimenta, aproveito e coloco algumas batatas descascadas e cortadas ao meio pra cozinhar nessa agua, retiro elas e coloco em um refratario logo em seguida passo o caldo pela peneira e retorno ao fogo e engrosso com um pouco de maisena. Douro os filés na manteiga deixando eles no ponto coloco na refrataria ao lado das batatas e jogo o molho por cima. sirvo com arroz branco e salada..fica maravilhoso...espero que gostem..

Johnny disse...

Olá Vivianne, excelente essa receita....esse foi a segunda das suas que eu fiz - a primeira foi o frango ao curry - e até a minha mulher gostou (e olha q ela é chefe de cozinha)! Muito obrigado por compartilhar. Abs, João