4 de março de 2007

Batata-Doce

Sempre que penso em preparar algo para acompanhar uma carne, penso em alguma receita que leve batata, neste caso a Batata-Doce! Com sabor levemente adocicado, a batata-doce pode ser encontrada com a casca nas cores amarela, branca e roxa, e fica deliciosa ao forno ou em forma de purê. Sempre adiciono manteiga, sal e ervas para incrementar o sabor do prato.

A versatilidade dessa hortaliça é tão grande que também pode ser usada para fazer vários tipos de doces. Veja essa receita básica, rápida e fácil de Doce de Batata-Doce:

Ingredientes
2 kg de batata-doce
açucar
1 vidro (pequeno) de leite de côco

Cozinhe, descasque e passe as batatas pelo espremedor. Meça as xícaras de massa de batata para juntar a mesma quantidade de açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo até começar a largar da panela; acrescente o leite de côco e mexa até dar o ponto de virar a panela e o doce se desprender completamente. Ponha em uma compoteira. Sirva com queijo branco fatiado.

Interessante: Sabia que a batata-doce é a 4ª hortaliça mais consumida no Brasil? A batata-doce é rica em carboidratos, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.

V

2 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Suas fotos como sempre lindas! Eu fiquei morrendo de vontade de comer batata doce. :)

Cinara disse...

Vivianne, eu também adoro purê de batata doce para acompanhar carnes... Nos EUA é um dos pratos servidos no Dia de Ação de Graças. Já em doces eu não curto muito. Mas salgadinha é tudo de bom! ;o) Bjo