16 de novembro de 2006

Gelado & Saboroso

Depois de muitos dias de frio (fora de época), finalmente hoje o dia amanheceu ensolarado e mais quente, o que certamente contribuiu para me deliciar com uma sobremesa doce, gelada e saborosa – o Sorvete. Sem me sentir culpada, ou algo do gênero, fui bem generosa nas bolas de sorvete de morango servidas durante o almoço.

Quando pequena costumava a passar as férias na cidade mineira de Uberaba onde meus avós moravam, e foi lá que experimentei pela primeira vez uma variação dessa sobremesa gelada – uma mistura de sorvete de chocolate com coca-cola - a famosa Vaca Preta. A criançada simplesmente adora!!

Fiz uma lista das sorveterias mais badaladas de algumas capitais brasileiras pra você, veja só: Freddissimo
e Stuppendo em São Paulo, Mil Frutas e Itália no Rio de Janeiro, Freddo em Curitiba, La Basque em Belo Horizonte, Saborella e Sorbé em Brasília. E finalmente meu favorito Häagen-Dazs em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília... por enquanto.

Interessante: Em 2004, a gigante Unilever encomendou uma pesquisa conduzida pelo Institute of Psychiatry na Inglaterra. Os resultados colocam o sorvete num grupo seleto de alimentos que fazem as pessoas se sentirem bem, e que antes eram tachados como alimentos a serem evitados ou limitados.

Origem: Pesquisas mostram que o sorvete foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses! No início, o "sorvete" era feito com neve, suco de fruta e mel. Outras pesquisas apontam o líder Alexandre – o Grande, como o introdutor do sorvete na Europa e a sua receita era um pouco diferente da usada pelos chineses: uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve. Mas foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando o famoso viajante Marco Polo levou para a Itália a receita do sorvete feito com leite.


V

6 comentários:

Anonymous disse...

Olá!
Antes de mais deixa-me agradecer a visitinha ao meu blog. Muito Obrigada! É sempre bom receber vivitas que comentam!
Em relação ao teu blog, deixa que te diga que tem dicas muito boas.
Mas o que eu gostei mais foi deste post sobre sorvete, eu adoro sorvete e como tanto de Verão como de Inverno, sou mesmo muito gulosa!
Agora virei visitar-te mais vezes, já que dás dicas muito boas na área da culinária uma área que me agrada e muito.
Beijinhos
Ana Sílvia

Anonymous disse...

Your ice cream looks both delicious and amazingly picture perfect! I was given an ice cream maker for my birthday and am trying me hand at coconut ice cream this afternoon. Wish me luck!

Ari (Baking and Books)

Fer Guimaraes Rosa disse...

quem nao se lambuzou de vaca preta na infancia? eu e meus irmaos salvavamos um pouquinho do refrigerante do almoco de domingo [unico dia que podiamos beber as gasosas] pra fazer vaca com o sorvete da kibon! ate hoje eu as vezes faco isso! :-)
beijos,

Jonas Prochownik disse...

Sorvete com Cocacola, que maravilha. Tomei muito quando crianca. Teu Blog e tudo de bom. Abrs. do amigo Jonas.

PozinhosMagicos disse...

Gostei mt do seu Blog, voltarei concerteza:) bjs e bom fim de semana

Coisas de Mulher disse...

Olá Vivianne!
Muito obrigada pela visita e comentário no meu blog.
O seu é DELICIOSO!
Beijinhos
Volte sempre que eu farei o mesmo.