12 de novembro de 2006

Cioppino... Saboreie com Moderação

A tendência é acharmos que o Cioppino é um prato italiano, quando na verdade, é um prato típico oriundo de São Francisco na California!

Pescadores e suas famílias dessa região, descendentes de italianos e portugueses, por gerações e gerações, tradicionalmente preparam essa deliciosa receita usando a incrível variedade de mariscos, de alta qualidade, encontrados nas águas da costa oeste dos Estados Unidos.

A receita consiste em um suave molho de tomates e ervas, vinho tinto, um peixe branco e uma mistura de mariscos frescos como mexilhões, vieiras, camarões, caranguejos, ou ainda lagostas. Adicione todos os ingredientes semicozidos numa panela, preferivelmente de ferro fundido, e coloque no fogo. Quando começar a ferver, cozinhe por mais alguns minutos. Adicione umas gotas de Tabasco. Sirva acompanhado de pão italiano e um vinho tinto mais suave e frutado como o Pinot Noir.

O Cioppino é um prato que você pode passar horas para comer, naturalmente se deliciando com os diversos sabores do mar!!!


Interessante: Até recentemente, havia apenas uma fonte de Pinot Noir sublime – Borgonha. Esta região francesa é famosa por vinhedos lendários, produção minúscula e preços assustadores. Mas já se pode encontrar vinícolas produzindo este delicado vinho na Califórnia, Austrália, Chile, Nova Zelândia e Austrália. Quando jovem, o vinho Pinot Noir tem aroma e sabor de frutas vermelhas (framboesas, morangos e cerejas). Na Borgonha, notas florais (violeta), enquanto na Califórnia e na Austrália, surge o café torrado (aromas "empireumáticos").


Bom apetite!

V

4 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu nunca provei o Cioppino. vai ver eh porque nao sou muito fanzoca dos frutos do mar. Outra invencao San Franciscana eh o fortune cookie que veem com a conta nos restaurantes chineses. :-)

beijos,

Jonas Prochownik disse...

Uma delícia de receita !
Lindo o seu blog !

kuka disse...

Afinal, ao contrário do que nós pensamos, os EUA têm boa culinária.

Eliana Scaramal disse...

Eu não conheço Cioppino, parece ser muito bom. Eu coloquei um link do seu blog lá na minha cozinha.