13 de novembro de 2006

Carpaccio & Azeite de Oliva

Giuseppe Cipriani ficou conhecido por receber celebridades em seu Harry’s Bar localizado em Veneza. Mas nada lhe deu tanto prestígio quanto ao prato, criado por ele, composto de lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda e azeite de oliva – o famoso Carpaccio. Isso aconteceu em 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo Giuseppe, que lhe preparasse algo com carne crua e rica em ferro - exigência do seu médico, que tentava curá-la de uma severa anemia.

Inspirado por uma exposição, que acontecia na cidade, do pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos, lembrando a cor da carne crua, Giuseppe escolheu o nome para este levíssimo prato. A receita chegou ao Brasil somente na década de 70, trazida por Massimo Ferrari, para seu restaurante em São Paulo.

Dica: Se estiver em São Paulo, não deixe de visitar um restaurante muito especial e diferente, localizado no bairro dos Jardins, o
Azaït Boutique & Bistrot. Divide-se entre loja de azeites, onde é possível selecionar e degustar mais de 100 tipos de azeites, e conhecer uma excelente adega de vinhos e saborear as receitas do bistrô, onde são servidos menus degustação harmonizados com vinhos.

Uma experiência inesquecível!


V

5 comentários:

Regiane Trainotti disse...

Oi Linda!!!
Seus posts como sempre deliciosos e cheios de muito bom gosto!!! Sempre aprendo algo novo e interessante neste seu espaço!!!
Muitos beijinhuuss carinhosos!!!

Eliana Scaramal disse...

Que foto mais linda. Sabe eu não tenho coragem de comer carpaccio.
:-(

Cinara disse...

Vivianne, seu blog está cada dia mais delicioso... E eu adoro carpaccio, sabia? E quibe cru também! Acho que sou uma verdadeira carnívora... :o)
Beijos!

teresa caldas disse...

Olá, cá estou eu outra vez.O seu carpaccio está lindo e fiquei a saber a história de como começou. Eu gosto de carpaccio desde que tenha um bom molho e agora sim vou falar de bacalhau, não sei se sabe
mas pode-se fazer carpaccio de bacalhau se tiver uma posta, boa e alta, de bacalhau de muito boa qualidade ( especial, crescido, asa branca ) não esquecendo de pôr a posta de molho, em água que deverá ser mudada, 2 ou 3 dias. O molho será de azeite com coentros frescos picados e um pouco de vinagre balsãmico. Experimente, um abraço.

Paula Anddrade disse...

Viviane, qta delícia por aqui! de dar água na boca!! Parabens! :o)