16 de abril de 2007

Ervas & Especiarias

É muito importante conhecer algumas ervas e especiarias, e saber com quais tipos de alimentos cada uma combina melhor, ressaltando o sabor do alimento e incrementando seu paladar.

Linguanotto, Fuchs e Schilling são algumas das excelentes marcas de ervas e especiarias encontradas em supermercados. Recentemente, li sobre algumas dicas e técnicas de como combinar algumas das minhas ervas e especiarias favoritas, confira:


Manjericão
Erva fina de aroma marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.

Louro
A folha de Louro é um dos componentes do Bouquet Garni. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines. Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.

Cebolinha
Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos. A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.

Coentro
O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

Tomilho
Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do Bouquet Garni. Seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.

Dill
Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

Erva Doce
As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.

Manjerona
Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

Menta
A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

Orégano
Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.

Salsa
Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

Alecrim
É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com cordeiro, porco, frango, vitela e fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

Sálvia
A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, coelho e vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e molhos.

Estragão
Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem muito sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.

Cravo
Tem sabor doce e pungente, quase quente. Recomendado para arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.

Cardamomo
Perfumado e de sabor refrescante, pode ser usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce.

Uma excelente referência para conhecer ainda melhor sobre este assunto é o livro Ervas & Especiarias com Suas Receitas de Nelusko Linguanotto Neto.

V

11 comentários:

cmauricio disse...

Sou Portuguesa e com vontade de melhorar o meu desempenho culinário. Este Post veio esclarecer uma dúvida que tinha: comprei manjerona a pensar que estava a comprar manjericão. Descobri posteriormente que eram duas plantas diferentes mas não sabia onde devia utilizar manjerona uma vez que as receitas nunca a mencionam. Por outro lado não encontro manjericão em vaso. Sempre que rego a manjerona lembro-me da minha confusão e do nível pré-histórico dos meus conhecimentos culinários. O seu post veio lançar luz sobre este pequeno drama!

Maria Helena disse...

Oi Vivi, adorei o post!!! Muito bom!!

Bjs

Dadivosa disse...

Muito legal esse apanhado, gostei da dica do livro!
;***

Barbara disse...

Vou na onda de cmauricio, esse post veio a aclarar algumas dúvidas. Não que eu use e, tampouco, conheço todas essas ervas e especiarias, mas, daqueles que uso com mais freqüência, já sei com que combina melhor. (www.trivialfenomenal.zip.net)

Cláudia A. disse...

Oi Vivianne, vou comprar o livro. Menina, que dicas ótimas. Gosto do seu blog e da musica que toca também. Um beijo.

Cinara disse...

Ótimo post, Vivianne! Muito informativo e interessante, bem como a dica do livro! Adorei seu post da Páscoa também, só não comentei porque estava viajando... Beijinhos!

teresa caldas disse...

Excelente post amiga Viviane. Eu sou uma grande entusiasta do uso de ervas na culinária. Descendo de uma familìa de Hipertensos e minha mãe cuzinhava sempre com muitas ervas porque estas iam realçar os sabores dos alimentos evitando assim o uso do sal. Em Portugal, temos toda uma tradição Mediterrãnica na culinária e as ervas estão sempre presente em qualquer receita, principalmente na provincia do Alentejo, zona muito pobre onde pouco mais havia que pão e são os coentros e oréganos que enriquecem a maioria dos pratos. Nesta zona fazem-se as melhores açordas e sopas de tudo desde que levem muitos coentros. Brevemente envio-lhe uma receita de sopa de coentros que é uma delicia. Um abraço.

Elvira disse...

Não prescindo nunca de ervas frescas, secas e congeladas na cozinha. Aliás, a minha maneira de cozinhar é do tipo "aromática". :-)

A Nurit disse...

Vivianne, adorei seu blog. Que lindas fotos! Parabéns!
Adicionei aos meus favoritos.

Abraços, Nurit
www.nunugil.blogspot.com

Vivien Morgato : disse...

Ah, esse post está fantástico.Preciso estudar isso aqui!
Gosto de usar ervas, esse texto veio a calhar, beijos.

Verena disse...

Vivi, adorei o post! O livro é um must, mais ainda está no lista dos que quero comprar...muito carinho ainda...
As ervas são um plus na culinária, não consigo imaginar cozinhar sem as "mininas"!
Muito legal você organizar essa lista!
Obrigada!
As suas fotos são sempre lindas!