Em pouco mais de uma hora, podemos preparar essa receita, na qual a combinação do pepino com o vinagre de vinho tinto nos remete aos sabores das maravilhosas saladas gregas. Veja só:
Ingredientes
1 pepino grande, sem sementes e cortados em pedaços
2 abacates, sem caroço e cortados em pedaços
1 ½ xícara de leite
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
½ kg de camarões grandes (reserve as cascas)
3 dentes de alho
1 chalota fatiada
1 cenoura fatiada
1 colher (chá) de coentro
1 colher (chá) de pimenta vermelha
½ colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de purê de tomate
2 xícaras de água
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
6 folhas de menta
sal e pimenta-do-reino
No liquidificador, misture o pepino, abacates, leite, vinagre, açúcar, suco de limão e sal. Misture até ficar macio. Coe a sopa e coloque na geladeira para esfriar, por mais ou menos 40 minutos.
Numa panela grande, esquente 2 colheres (chá) de azeite de oliva. Adicione as cascas dos camarões, alho, chalota e cenoura, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que as cascas estejam levemente douradas, e o restante dos ingredientes macios, por volta de 8 minutos. Adicione a pimenta, coentro, pimenta vermelha e cominho, cozinhe, mexendo sempre, por mais 1 minuto. Adicione o purê de tomate e cozinhe, mais 1 minuto. Acrescente a água e o mel, e leve a fervura. Diminua o fogo, e continue cozinhando por mais uns 15 minutos, ou até reduzir o molho para ½ xícara. Coe esse molho e separe.
Numa frigideira, esquente o restante do azeite de oliva. Adicione os camarões, temperando com sal e pimenta-do-reino, e cozinhe por mais 1 minuto. Vire os camarões, adicione o molho de camarão e cozinhe por mais uns 3 minutos ou até que os camarões estejam rosados. Adicione a manteiga e vire os camarões nela.
Coloque os camarões em pratos de sopa, derrame a sopa de pepino por cima, e acrescente um pouco do molho de camarão sobre a sopa, em cada prato. Decore com as folhas de menta e sirva imediatamente.
Esta suculenta sopa pede um vinho branco encorpado e untuoso como o Chardonnay. Prove o Chardonnay Santa Rita Reserva 2004, com seu aroma marcante de grapefruit (toronja) e baunilha, bastante sutil a madeira, elegante e equilibrado. Perfeito para esse prato!
Dica: A sopa de pepino e o molho de camarão podem ser preparados e refrigerados separadamente, até 24 horas antes de servir. Apenas aqueça o molho levemente antes de servir.
V
7 comentários:
Vivianne: adorei o seu blog. receitas fantásticas. Irei experimentar algumas. Que tal mostrar também algumas receitas portuguesas?
É a primeira vez que visito o seu blog... extraordinário, tanto as receitas como as fotos!
Bom, as fotografias são super profissionais! Qual revista gourmet! Partilhamos essas duas paixões, a da fotografia e a da culinária. Quanto à culinária, estreei-me esta semana nas lides bloguísticas que só recentemente conheci. Em relação à segunda... fica mais difícil, primeiro tenho de comprar uma boa câmara e depois, quem sabe, fazer um curso de fotografia. Usa máquina analógica, certo?
Ja tinha visto essa receita aqui:
http://www.foodandwine.com/recipes/chilled-cucumber-avocado-soup-with-spicy-glazed-shrimp
Parece uma boa receita para experimentar em dias africanos !;-)
Olá Vivianne, parabéns, você conseguiu com seu blog entusiasmar mais amantes de gastronomia.
olá,visitando...
parabens,tudo muito lindo as ponstagens,os pratos coloridos,as dicas,muito bom,tenho blog de trico e croche,espero sua visita seu parecer...
bjos,thera-so-ham...
Postar um comentário