28 de março de 2007

Sopas & Cremes

Quando a saudade bate forte, precisamos de algo para acalentar a alma e acalmar o coração. Buscando isso na culinária, principalmente durante o inverno, gosto muito de preparar sopas, cremes e afins. Mas mesmo no verão temos como saborear uma sopa bem refrescante como a Sopa Gelada de Pepino, Abacate e Camarão Picante.

Em pouco mais de uma hora, podemos preparar essa receita, na qual a combinação do pepino com o vinagre de vinho tinto nos remete aos sabores das maravilhosas saladas gregas. Veja só:

Ingredientes
1 pepino grande, sem sementes e cortados em pedaços
2 abacates, sem caroço e cortados em pedaços
1 ½ xícara de leite
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
½ kg de camarões grandes (reserve as cascas)
3 dentes de alho
1
chalota fatiada
1 cenoura fatiada
1 colher (chá) de coentro
1 colher (chá) de pimenta vermelha
½ colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de purê de tomate
2 xícaras de água
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
6 folhas de menta
sal e pimenta-do-reino

No liquidificador, misture o pepino, abacates, leite, vinagre, açúcar, suco de limão e sal. Misture até ficar macio. Coe a sopa e coloque na geladeira para esfriar, por mais ou menos 40 minutos.

Numa panela grande, esquente 2 colheres (chá) de azeite de oliva. Adicione as cascas dos camarões, alho, chalota e cenoura, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que as cascas estejam levemente douradas, e o restante dos ingredientes macios, por volta de 8 minutos. Adicione a pimenta, coentro, pimenta vermelha e cominho, cozinhe, mexendo sempre, por mais 1 minuto. Adicione o purê de tomate e cozinhe, mais 1 minuto. Acrescente a água e o mel, e leve a fervura. Diminua o fogo, e continue cozinhando por mais uns 15 minutos, ou até reduzir o molho para ½ xícara. Coe esse molho e separe.

Numa frigideira, esquente o restante do azeite de oliva. Adicione os camarões, temperando com sal e pimenta-do-reino, e cozinhe por mais 1 minuto. Vire os camarões, adicione o molho de camarão e cozinhe por mais uns 3 minutos ou até que os camarões estejam rosados. Adicione a manteiga e vire os camarões nela.

Coloque os camarões em pratos de sopa, derrame a sopa de pepino por cima, e acrescente um pouco do molho de camarão sobre a sopa, em cada prato. Decore com as folhas de menta e sirva imediatamente.

Esta suculenta sopa pede um vinho branco encorpado e untuoso como o Chardonnay. Prove o Chardonnay Santa Rita Reserva 2004, com seu aroma marcante de grapefruit (toronja) e baunilha, bastante sutil a madeira, elegante e equilibrado. Perfeito para esse prato!

Dica: A sopa de pepino e o molho de camarão podem ser preparados e refrigerados separadamente, até 24 horas antes de servir. Apenas aqueça o molho levemente antes de servir.

V

7 comentários:

lauraqueandanachuva disse...

Vivianne: adorei o seu blog. receitas fantásticas. Irei experimentar algumas. Que tal mostrar também algumas receitas portuguesas?

Ana disse...

É a primeira vez que visito o seu blog... extraordinário, tanto as receitas como as fotos!

semente de sésamo disse...

Bom, as fotografias são super profissionais! Qual revista gourmet! Partilhamos essas duas paixões, a da fotografia e a da culinária. Quanto à culinária, estreei-me esta semana nas lides bloguísticas que só recentemente conheci. Em relação à segunda... fica mais difícil, primeiro tenho de comprar uma boa câmara e depois, quem sabe, fazer um curso de fotografia. Usa máquina analógica, certo?

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ja tinha visto essa receita aqui:
http://www.foodandwine.com/recipes/chilled-cucumber-avocado-soup-with-spicy-glazed-shrimp

Brikebrok disse...

Parece uma boa receita para experimentar em dias africanos !;-)

teresa caldas disse...

Olá Vivianne, parabéns, você conseguiu com seu blog entusiasmar mais amantes de gastronomia.

Thera disse...

olá,visitando...
parabens,tudo muito lindo as ponstagens,os pratos coloridos,as dicas,muito bom,tenho blog de trico e croche,espero sua visita seu parecer...
bjos,thera-so-ham...