10 de março de 2007

Mexilhões

Do mar, sempre trazemos algo especial para a mesa. Chegou a hora dos Mexilhões, conhecidos também como mariscos, são moluscos de até seis centímetros de comprimento, casca escura de cor castanha escura a preta envolvendo a carne avermelhada ou de cor creme. O sururu, mexilhão encontrado no Nordeste do Brasil, chega a oito centímetros. Neste caso, tamanho não é documento, pois os mariscos de tamanho médio são os mais gostosos.


Caldeirada de Mexilhões

Ingredientes
2kg de mexilhões
2 cebolas
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
60g de manteiga
1 taça de vinho branco
1 raminho de salsa picada
suco de 1 limão
3 tomates, sem casca
sal a gosto

Prepare Assim
Limpe os mexilhões, esfregando-os com uma escova. Descarte os que estiverem abertos. Numa panela grande, coloque o azeite e manteiga e refogue as cebolas descascadas e cortadas em rodelas, a salsa, os tomates lavados e cortados em pedaços e o vinho. Quando tudo estiver bem refogado, passe por uma peneira, e retorne o molho para a panela. Junte os mexilhões e cozinhe mais um pouco. Quando os mexilhões abrirem (descarte os que estiverem fechados), regue-os com o suco do limão, retire da panela e coloque-os numa travessa juntamente com o molho.

Sirva acompanhado de uma salada verde... e vinho branco, claro!

Uma excelente opção para acompanhar mariscos é o Chardonnay, vinho branco de cor amarela brilhante com tons dourados, apresenta um aroma de frutas tropicais e um bouquet marcante, equilibrado e redondo. Vinhos brancos mais jovens, frutados ou levemente maduros acompanham excepcionalmente frutos-do-mar.

V

6 comentários:

Anonymous disse...

Querida Tast in Heaven,
Esta receita de mariscos parece ser uma provação divina. Esta semana devo fazer uma mariscada mas com um toque de mostarda escura, alecrim e vinho branco. Depois te conto o resultado. A propósito, poderias mencionar nas suas receitas e dicas espetaculares para quantas pessoas o prato poderá ser servido.

Beijos do Pé Esquerdo

Márcia disse...

Menina, nunca comi mexilhões, mas sururu eu não gosto mesmo!!! Sempre acho a textura ruim, sei lá.
Qto aos mexilhões, lembro de um programa da Nigella, em que ela dizia uma regrinha para eles: antes de cozidos, só os fechados. Depois de cozidos, só os abertos.
Beijos!

Daninha disse...

Ola Vivi, não sou muito fã desses bichinhos do mar, mas isso tá com uma cara otima! Adorei a receita do pão de banana, vou testa-la na minha máquina de pão! Beijinhos

Anonymous disse...

Vivianne, sensacional!!

Parabéns pelo seu blog. Muito bem escrito, fotos lindas, de muito bom gosto. Passo sempre por aqui para ver as novidades. E hoje foi especial porque essa receita com mexilhões era exatamente o que eu estava procurando.
Um beijo e continue nos surpreendendo!

Andrea

Elvira disse...

Mexilhão, é sempre uma delícia, preparado de qualquer maneira. :-)

Anonymous disse...

Olá, Viviane.
Não consigo sair do seu blog. Parece infinito. Estou muito a fim de experimentar suas receitas.
Como é que você consegue? Um site lindo assim, cheio de promessas divinas! Parabéns.