26 de novembro de 2006

No Jardim... Cuscuz Marroquino

Já mencionei meu fascínio por flores?! Gosto de admirar a diversidade de cores, tons, aromas... Enfim, quando aparece a chance de uma refeição ao ar livre e rodeada de flores e plantas, simplesmente não resisto, porque me faz sentir muito bem! Veja na foto que charmoso e agradável esse cantinho cercado por Bougainville.

Inspirada por este cantinho bucólico, decidi escrever sobre um prato da culinária marroquina, na qual também encontramos uma variedade incrível de cores e aromas. A primeira vez que tentei preparar um Cuscuz Marroquino tenho que admitir... ficou muito a desejar. Mas nada como a prática para se chegar à perfeição. Ainda não chego a fazer um Cuscuz perfeito, mas melhorou muito! Experimente a receita abaixo, já testada e aprovada:

Ingredientes
600ml de caldo de camarão
250g de cuscuz marroquino
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
3 banana-da-terra em cubos
2 berinjelas em cubos
200g de castanha-de-caju picadas
2 tomates picados
300g de camarão
suco de 1 limão
Sal e pimenta-síria a gosto

Para o Caldo de Camarão

600ml de água, meia cebola, 1 cenoura, cascas de camarões, sal e pimenta-síria.

Como Fazer
Tempere o camarão com sal e limão, cozinhe rapidamente e faça o caldo: ferva a água com as cascas, a cebola, a cenoura, sal e pimenta. Coe. Acrescente sal ao caldo e junte o cuscuz. Adicione a manteiga. Retire a panela do fogo e mexa até a absorção da água. Deixe descansar por 5 minutos. Frite as bananas e a berinjela com azeite. Seque com papel toalha e serve. Numa travessa junte o cuscuz, o camarão, a berinjela, a banana, a castanha-de-caju e os tomates. Tempere com pimenta e azeite. Misture tudo e sirva!


Recomenda-se beber um vinho tinto encorpado e intensamente frutado como o Merlot para acompanhar o Cuscuz Marroquino. Este vinho também acompanha bem a comida árabe e pratos a base de legumes e frutas secas como ameixas, figos, nozes e avelãs, como um Tajine de Cordeiro com ameixas, por exemplo.

Interessante: Muitos acreditam que mais do que alimentar, uma boa comida precisa ir além: deve estimular sensações, curar, seduzir... Acredita-se que o Cuscuz Marroquino – que tem entre seus ingredientes afrodisíacos o camarão e a pimenta – era usado pelos sheiks árabes para seduzir suas amantes, que comiam com a mão, estimulando ao mesmo tempo, tato e paladar.


V

6 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Deve ter ficado uma maravilha. Que fotos lindas!

Anonymous disse...

tem uma aspecto delicioso, bravo.

Stella disse...

Que maravilha isso !
Será que sou capaz???
Tentarei em algum momento ...
tudo tentador!

Daniela disse...

Que delícia de receita! Sou apaixonada por couscous, é um prato que pode ficar extremamente sofisticado como sua receita e ser extremamente simples pra gente fazer quando chega em casa cansada.
Beijos

Regiane Trainotti disse...

Como sempre venho até aqui te visitar e sair morrendo de fome!!!
A idéia é simplesmente fantástica!!
Amei!! Vou tentar fazer!!!
Muitos beijinhuuus carinhosos!!!

Roxane disse...

Estava procurando receitas de cuscus marroquino... a sua realmente deu vontade de fazer... parabéns