21 de novembro de 2006

Festa de Massas V: Linguini

Sol, mar e água fresca... Não tem quem resista a essa combinação de puro prazer. O verão chegando e junto com ele dias inesquecíveis à beira mar! Assim, como não podia deixar de ser, escolhi uma receita de Linguini com Mariscos para compartilhar com você. O linguini é uma das minhas massas favoritas... é tipo o espaguete mas as tiras são mais largas e achatadas, perfeitas para se cozinhar em aproximadamente 6 minutos!

Ingredientes

400g de linguini
4 colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 cebola shallot picada
4 dentes de alho amassados
12 camarões médios, mexilhões e mariscos (cada)
1/2 xícara de vinho branco seco
suco de 1 limão
1/4 xícara de salsinha fresca

Tempere o camarão com sal e reserve. Coloque a água da massa para ferver com um pouco de sal. Aqueça o azeite e refogue a alho e a shallot, ao mesmo tempo, até ficarem macios. Cozinhe em água fervendo os mexilhões e mariscos, até começarem a abrir. Cozinhe os camarões no refogado até ficarem cor-de-rosa, cerca de 3 minutos. Retire os camarões do refogado e reserve. Coloque o vinho e o suco de limão e deixe ferver. Adicione a manteiga. Coloque a massa para cozinhar. Assim que a manteiga derreter, volte os camarões à panela junto com a salsinha e a massa cozida. Misture para combinar os ingredientes e sirva.

Essa massa fica ótima acompanhada de Crostini de tomate, manjericão e azeite de oliva.

O vinho branco não pode faltar... Escolha um vinho como o Sauvignon Blanc (leve, delicado e aromático) ou o Chardonnay (mais encorpado, bastante sutil a madeira e sedoso), excelentes com frutos do mar!

V

4 comentários:

teresa caldas disse...

Que inveja Vivianne, você está com verão, sol, praia, mar, dias compridos que convidam a estar com familia e amigos e degustar as suas excelentes receitas. Nós aqui temos chuva ( era preciso porque os anos anteriores foram muito secos ), algum frio e aproveitamos também para estar em familia a preparar o Natal que aí vem. Agora as minhas receitas são para aproveitar os legumes e frutas da época como por exemplo castanhas, româs, abóboras, etc. O seu blog continua fantástico, felicidades.

kuka disse...

É a combinação perfeita.

gugala disse...

No mínimo, delicioso este espaço.
No máximo ,uma puta sacanagem pra quem ainda não almoçou.
Prazer, gugala

alice disse...

Deve ser optima.
Adoro masssas, até fico com água na boca.
Beijocas
Alice