23 de novembro de 2006

Crème Brulée em Quebec

Durante uma viagem a cidade de Quebec no Canadá, enquanto hospedados no Le Château Frontenac, várias vezes nos disseram para não deixarmos de experimentar o fabuloso Crème Brulée.

Uma sobremesa de creme clássica a qual você deve provar na sua forma mais pura, antes de se aventurar, e querer prepará-la com outros ingredientes. Você pode adicionar um pouco de limão ou casca de laranja com baunilha, ou ainda canela, noz-moscada ou cardamomo (espécie de gengibre). De qualquer forma, essa receita produz um creme macio e aveludado com um delicado sabor de caramelo.

Ingredientes

8 gemas de ovo 1/3 xícara de açúcar
2 xícaras de creme de leite fresco

1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 xícara de açúcar (para caramelizar)

Modo de Preparar

Pré-aqueça o forno a 150°. Numa forma grande, misture bem as gemas com o açúcar até que a mistura fique espessa e com um tom de amarelo mais pálido. Adicione o creme e a baunilha, e continue a misturar bem. Divida a mistura em 6 formas pequena para pudim (ramekins). Coloque as formas em banho-maria e leva ao forno por uns 50 a 60 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque na geladeira até a hora de servir. Antes de servir, salpique açúcar sobre o creme, e coloque embaixo de um broiler até que o açúcar derreta e caramelize.

Dica de livro: Elegantly Easy Crème Brûllée por Debbie Puente.




V

5 comentários:

gugala disse...

Ainda não jantei tb. Dupla sacanagem!

Cinara disse...

Vivianne, você acredita que há poucos dias eu estava pensando em procurar uma receita de crème brulée? Vou experimentar a sua. Está a coisa mais linda!

Kronikas disse...

Pois é, Viviane, mas não é preciso ir tão longe: existe uma receita portuguesa chamada "leite creme" que é idêntica, só q para melhor :-)
Vou arranjar a receita e enviar-lha.
Beijinhos
tuguinho

Mary disse...

That creme brulee is gorgeous!

avental disse...

O Crème Brulée é melhor que o português leite creme, basta levar natas e não levar farinha. Há o creme veludo, uma espécie de leite creme, igualmente queimado, que é mais fino que o leite creme tradicional. Porquê? Porque leva Maisena (fécula de milho) em vez de farinha.

Mas vim aqui para dizer como aprecio (ou como sei apreciar?) o bom gosto deste blogue, a que nem faltam referências correctíssimas a castas de uva em seus vinhos.

Seria um dos meus blogues eleitos, se me desse para coisas dessas.