7 de setembro de 2009

Lombo de Porco com Osso (Carré)

Sabemos que a carne de porco é largamente consumida no mundo todo, rica em proteína e vitamina B1, é uma das minhas carnes favoritas para fazer no forno, pois por ser bastante gordurosa, seu sabor é intenso e marcante quando assada. Escolhi uma receita preparada com o corte do lombo do porco com osso, mas se preferir experimente com o pernil, que também fica muito saborosa.

Lombo de Porco com Chalotas e Farofa

3kg lombo de porco com osso (carré)
1kg de chalotas
2 colheres (sopa) de mel

Para o tempero
5 dentes de alho
2 cebolas médias
2 colheres (sopa) de sal
1 xícara de vinagre
2 colheres (sopa) de alecrim
1 xícara de água
1/2 xícara de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de pimenta-rosa

Para a farofa
1 xícara de manteiga
1/4 xícara de pimentão vermelho picado
4 xícaras de farinha de mandioca
4 ovos cozidos, picados
1/2 xícara de cebolinha verde picada
1 colher (chá) de sal

Preparo
Na véspera, com uma faca de ponta, remova a capa de gordura do lombo e faça vários furos na carne. Reserve em um recipiente grande.

Prepare o tempero de véspera: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a pimenta-rosa, e despeje sobre o lombo, adicionando as pimentas. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira, virando o lombo na metade do tempo. No dia seguinte, transfira para uma assadeira, junte as chalotas, o mel e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno quente para assar por 2 horas. Retire o papel-alumínio e asse por mais 1 hora ou até a carne ficar macia e dourada. Reserve o lombo e o molho da assadeira separadamente.

Prepare a farofa: Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte o pimentão e a farinha e frite por cinco minutos, mexendo sempre. Junte o ovo, a cebolinha e o sal. Sirva o lombo com a farofa, com o molho à parte. Decore com pimenta-rosa.

Bom apetite!!

Dicas sobre os cortes da carne de porco:

Acém: É uma parte que começa perto das vértebras, abaixo do pescoço. Com esta carne se preparam bistecas muito gostosas, levemente adocicadas; também serve para assados ou picadinhos com molho.
Paleta: Usada com frequência na indústria alimentícia, a paleta (braço ou pá) tem carne mais escura, com muitos nervosos e tendões. Antes de usá-la, convém escaldá-la.
Lombo com osso (carré): Abrange todo o dorso do corpo, inclusive as costeletas do lombo (sete de cada lado) e o próprio lombo. O carré é ótimo para frituras, assados ou grelhados. O lombo (carne protegida pelas costelas) é ótimo para assar, mas também pode ser frito (em fatias ou cubinhos) ou moídos para usar em molhos e recheios.
Costela: Conhecida em algumas regiões como “entrecosto”, essa parte oferece dois subcortes: a costelinha e a costela-do-vazio. A costela pode ser feita frita, grelhada ou assada.
Pernil: É constituído por todo o membro traseiro do porco, exceto o pé. Embora seja mais usado para a fabricação de presunto, pode ser consumido assado e, quando cortado em pedaços, fritos ou grelhados.
Joelho: É geralmente utilizado em pratos típicos, como Eisbein, da Alemanha.
Pés, orelhas e rabo: Boas para apurar o sabor de determinados pratos ou como geléia concentrada para caldos, e claro, essencial na tradicional feijoada brasileira.
V

8 comentários:

Dani Bros disse...

Maravilhosa essa receita e linda!!!
A foto está um escândalo!
Bjs

Nereime disse...

O alecrim deixa um perfume e sabor muito especiais, gostei!!!!
bjos

Cecília disse...

Oi, Viviane
Parece ótima, realmente!
Você já experimentou fazer essa receita com a carne marinada em cerveja?
Regar um porco com uma cerveja larger escura deixa a carne mais doce e refinada. É uma harmonização perfeita!
Abraços

disse...

poxa!!! o que é isto!
que maravilha está muito bonito.
tem aquele aspecto de um prato feito num restaurante de 5*****!
parabens

Tati disse...

Parabéns!! Amei tudo que vi aqui!
Deus te abênçoe!!
Bjs!

Doces Abobrinhas disse...

adorei passar por aqui viu. estava fazendo uma pesquisa no google e vim pra cá! vou seguir para voltar mais vezes. um beijo e apareça la nas abobrinhas!!

pasta particular disse...

Sempre gostei de passear por receitas a fora,essa porem encheu-me a boca de água,parabéns,já adicionei em minha pasta de receitas e com certeza irei preparar para esse natal!
Beijos,Silvio.

Anônimo disse...

Oi Vivianne,
Onde vc encontra Chalotas aqui no Brasil?
Linda Receita!
Bjs