30 de outubro de 2007

Molhos para Carne

Um dos grandes segredos da boa culinária está guardado na variedade gigantesca do mundo dos molhos! Assim, e como prometido na postagem sobre Carnes, escolhi alguns molhos especiais e saborosíssimos para acompanhar sua carne assada/grelhada favorita:

Molho Bechamel
1 xícara de leite
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
noz-moscada

Ferva o leite, enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira de borda alta, misture a farinha de trigo e mexa sem parar (se possível utilize um batedor de arame) até a mistura borbulhar. Sempre mexendo e sem deixar que doure, cozinhe a farinha por dois minutos. Retire a panela com a farinha do fogo, e coloque o leite de uma só vez. Retorne ao fogo e mexa até ferver por um minuto. Tempere com o sal e a noz moscada. Se não for usar logo em seguida, jogue um pouco de leite por cima.


Molho Mornay
Nada mais do que o molho Bechamel com 2 xícaras de queijo gruyere ralado.


Molho de Mango Chutney
½ vidro de mango chutney
½ xícara de vinho do porto

Misture os ingredientes e sirva.


Molho Roti
2kg de costela bovina com osso
100g de farinha de trigo
150g de manteiga
2 litros de água
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura grande cortada em palitos
4 talos de salsão

Pulverize pedaços da costela com farinha de trigo. Leve ao forno para assar até que escureça bem. Numa panela grande, derreta um pouco de manteiga. Leve as carnes previamente queimadas para dourar. Junte a cebola, a cenoura e alguns talos de salsão. Cubra com água abundante até o ponto de fervura e vá acrescentando mais água conforme a necessidade do cozimento. De hora em hora, retire as gorduras da superfície, mantendo o fogo baixo até reduzir para aproximadamente 1 litro. Peneire e volte a cozinhar em fogo leve e brando.


Molho a Manfredo
½ colher (sopa) de tomate seco
1 colher (sopa) de funghi
½ colher (sopa) de presunto picado
2 xícaras de molho roti
1 colher (sopa) de creme de leite
salsinha a gosto

Misture bem todos os ingredientes ao molho roti, exceto o creme de leite, e cozinhe por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo, e adicione o creme de leite, misture e sirva.


Molho de Nozes
2 xícaras de creme de leite
1 xícara de bechamel
1 porção de nozes
pitada de manteiga queimada

Misture todos os ingredientes e sirva.


Molho de Hortelã Cremoso
1 maço médio de hortelã picado
3 colheres (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de iogurte desnatado
3 colheres (sopa) de queijo cottage
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto

Bata no liquidificador por 2 minutos a hortelã, o suco de limão, o iogurte, o queijo cottage e o sal. Sem parar de bater, despeje o azeite, aos poucos. Continue a bater por mais 1 minuto, até ficar cremoso.


Molho Béarnaise
2 colheres (sopa) de estragão
2 colheres (sopa) de água
5 grãos de pimenta-do-reino
½ copo de vinagre branco
100g de manteiga
1 cebola média
3 gemas de ovo
sal a gosto

Coloque o vinagre, a água, o estragão, a cebola picadinha e a pimenta numa panela. Ferva até diminuir pela metade. Retire, coe e deixe esfriar. Bata as gemas junto com 1 colher de água e peneire. Junte as gemas à manteiga amolecida e ao vinagre temperado. Leve ao fogo em banho-maria, mexa sempre até engrossar. Tempere com sal, deixe tomar gosto antes de servir.


V

7 comentários:

Eduardo Luz disse...

Parabéns mais uma vez pelas recitas e especialmente pelas fotos. Farei este prato com estes molhos pois devem harmonizar perfeitamente. E ainda bem que já tenho um roti pronto pois dá bastante trabalho. E por educação, estou te avisando que vou linkar o Teste lá no Da Cachaça pro Vinho.

Flor de Sal disse...

O meu preferido é o Béarnaise! Adoro!

Julia Valsecchi disse...

Que foto é essa, Vi ,,, beijos maravilha como sepmpre

Lena disse...

Olá
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena

Ana disse...

Seu blog é bárbaro!! As receitas sao maravilhosas! Parabéns!
abraco,
Ana

João Pedro Diniz disse...

o seu blog (que acabei de descobrir) é fantástico. Organização, rigor e bom gosto, bem o contrário do meu. Gosto muito e vou ficar atento. Eu sei que não é preciso dizer, mas quando encontrei uma receita de carne de porco à alentejana, eu fui conferir... está tudo certo, é claro!

paulo cesar araujo disse...

bom dia viviane?
sou paulo cesar,desculpe pela liberdade de participar de seu blog,uma vez que, vi seu afeto por fotos e gastronomia,entre jantares e afins,e é o meu hobby,enogastronomia,na qual percebi pelo seleto grupo de internautas que estao a sua volta trocando figurinhas,em busca de novidadades,e eu tambem, em que tenho uma base e procuro esponencia-la criando pratos novos e surpreedendo comensais,transformando a materia em temperaturas,aromas e texturas,equacinando sabores sem sobrepor aos demais,agradando a mente e alma.lembrando que o melhor prato é a fome!
parabens pelo blog!!!!
paulo cesar