11 de outubro de 2007

Combinando Queijos & Vinhos

Existem inúmeros tipos de queijos e vinhos, e muitas combinações que podem ser feitas com sucesso. Abaixo algumas recomendações e preferências escolhidas por mim:

- Queijos cremosos, suaves e jovens (Chèvre, Boursin, Reblochon) com vinhos leves, delicados e frutados como Sauvignon Blanc e Beaujolais.

- Queijos fortes e mais temperados (Provolone, Taleggio) combinam com vinhos tintos, robustos e jovens como Valpolicella, Chianti e Syrah.

- Queijos suaves mais envelhecidos (Parmesão, Romano, Triple Cream) com vinhos robustos e mais encorpados como o Cabernet Sauvignon, o Barolo e o Zinfandel.

- Queijos fortes, densos e mais apimentados (l’Evêque de Pont, Gouda, Emmental) com vinho jovem e suave como Cabernet Franc, ou vinhos mais frutados como Reisling e Saint-Emillion.

- Queijos cremosos, macios e maturados (Brie, Camembert, Port Salut) com tintos mais marcantes como Cabernet Sauvignon e Carmenère, mas também combinam com vinhos brancos secos e encorpados como o Semillion Blanc ou Frascati, ou até mesmo Champagne.

- Queijos com veios azuis ou azuis-esverdeados de textura mais amanteigada e sabor mais picante (Gorgonzola, Roquefort, Stilton) combinam com tintos marcantes e encorpados como Merlot e Côtes-du-Rhône, ou ainda com vinhos frutados ou levemente apimentados, de sobremesa como vinho do Porto Tawny, Sauternes ou Muscat.

V

7 comentários:

Marizé disse...

Magnifico guia!
Parabéns

Stella disse...

Queijos, vinhos uma roda de amigos = uma noite perfeita!
'Êta' vida boa!

Mrs. disse...

Putz, sou alucinada por queijo e vinho! Ja sabia um pouco das combinacoes, mas aprendi mais detalhes! Vou te linkar ok?
Bjos

Vivien Morgato : disse...

ótimas e deliciosas dicas.

Vivien Morgato : disse...

procurei uma receita aqui hoje: frango ao curry. Vi que está bem diferente do que costumo fazer e resolvi experimentar do seu jeito...depois te conto.;0)

scalabis disse...

Um post muito útil para quem, com eu, adora queijos e vinhos. Parabéns pelo blog! Gostei muito e voltarei!

Cristina disse...

Muito elegante, tanto conhecimento sobre vinhos e queijos! Parabéns V., este blog é fantástico :)