18 de outubro de 2007

Carne: Como Escolher e Prepapar

Assar a carne de forma que fique macia, tenra e no ponto certo não parece ser uma tarefa muito fácil para muitas pessoas. Assim, vou passar algumas dicas a fim de facilitar essa tarefa pra você!

Primeiro, a escolha do corte da carne bovina. Os melhores cortes para preparar bifes são o filé e o contrafilé. Caso prefira fazer um bife mais simples, pode usar a aba de alcatra ou coxão mole. Essas duas últimas partes de carne podem ser amaciadas dos dois lados com um batedor de carne.

Segundo, a escolha do tipo do bife. O Chateaubriand (foto) é um bife bem alto preparado com filé mignon. Já o Tornedor é um pouco mais baixo, preparado com contrafilé. O Escalopinho também é feito com filé mignon, é bem menor e baixo. Por último o bife comum feito com a aba de alcatra ou coxão mole.

Uma boa dica é usar uma frigideira com fundo de ferro, pois retém muito melhor o calor, ou uma grelha mesmo. Escolha também uma frigideira que seja anti-aderente o que dispensa o uso excessivo de gordura para o cozimento.

O segredo para assar os bifes está na gordura usada e no tempo de preparação. Quanto mais alto o bife, mais quente deve-se começar a selar a carne, e depois em fogo baixo continue assando até o ponto desejado. Gosto muito de usar manteiga para cozinhar os bifes, mas para certas receitas um bom azeite é a melhor pedida.

Outra dica é fritar um bife de cada vez, se possível, para que a temperatura se mantenha a mesma evitando a perda de água da carne e conservando-a tenra. Ah! Evite também tampar a frigideira.

E aguarde, que em breve, estarei escrevendo sobre diversos molhos para acompanhar a sua carne favorita!


V

4 comentários:

Brites disse...

Gostei imenso das explicações e das dicas!
;)

Lílian disse...

Oi,
Sempre leio o seu blog.
Muito boa as dicas dos tipos de corte.
Inté : )

Anonymous disse...

Vivi, sempre que passo por aqui aprendo algo novo, prático e super útil!!! Obrigada!
Beijos pra você,
Alessandra Moura

Anonymous disse...

Gostei muito, me ajudou muito tbm..rs
obrigado.. c nao fosse vc e teu blog eu nao saberia oq fazer...obrigado novamente...
grato pedro