12 de fevereiro de 2008

Festa de Massas XV: Pesto Genovês e Siciliano

O molho italiano Pesto, tipicamente genovês, é preparado com folhas frescas de manjericão, trituradas com azeite de oliva extra-virgem, pinoles, alho, sal e queijo parmesão. Mas basta adicionar alguns tomates frescos para que você tenha um molho tipicamente siciliano, também é de dar água na boca!

Sempre que sirvo massa, vem em mente a entrada de verão perfeita – a salada. Para esse espaguete, prepare a Salada Cigana feita com folhas verdes, queijo parmesão em pedaços, orégano e torradas. Tudo isso regado ao Molho Pomodore Especial.

Para o Molho Pomodore Especial: misture bem 1 xícara de creme de leite, 2 colheres (sopa) de maionese, pitada de páprica, catchup e uísque.

Sabe-se que a combinação de vinhos com alimentos é uma arte complexa e pessoal, e justamente por esse motivo temos certa liberdade de escolha, com tanto que não fuja muito dos padrões básicos de harmonização.

Assim, para acompanhar essa massa sugiro o vinho chileno Trio 2005 da Concha Y Toro o qual é composto por três variedades: Chardonnay, Pinot Grigio e Pinot Blanc. Neste vinho branco notamos delicados aromas cítricos de lima, limão e tangerina com um paladar leve e muito refrescante o que garante um final equilibrado e suave.

Nota: estou preparando uma postagem especial sobre harmonização de vinhos e alimentos. Aguarde
!

V

5 comentários:

Anonymous disse...

Não sou nenhuma somelier...mas o "Concha Y Toro" é para mim muito especial, foi o primeiro vinho que degustei!!!
Suas postagens estão cada dia mais interessantes, parabéns!

Leila disse...

gostei muito da tua pasta e tenho um concha Y toro dando mole aqui. acho que 'e uma bopa dica para este final de semana.
beijinhos

JABUticaba disse...

olá!
parabéns pelo site sua seleção de receitas é ótima!
sucesso!
abs
gaby

Anonymous disse...

Olá, somente gostaria parabenizá-la por este blog maravilhoso.

São atitudes como estas que nos fazem descobrir que existem pessoas que FAZEM A DIFERENÇA.

Diego Galarza

Maria Fernanda disse...

Parabéns pelo Blog, além de ótimas receitas, as fotos são inspiradoras... Obrigada pela iniciativa. Saímos ganhando.