21 de janeiro de 2008

Chuva de Verão...

Saber aproveitar um final de semana de verão com chuva significa ser criativo e buscar formas de diversão e prazer indoors.

Além de romântico, um jantar à luz de velas é sempre irresistível, ainda mais quando se pode planejar um cardápio com risoto acompanhado de uma salada com figos, nozes... e um vinho branco mais encorpado como o Chardonnay para arrematar...



Salada de Figos, Endívias e Nozes

Prepare o molho misturando 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, sal e pimenta-do-reino a gosto.


Numa tigela, coloque figos cortados em 4, folhas de rúcula, folhas de endívias, fatias de presunto cru e nozes. Regue com o molho e misture delicadamente.


Risoto de Tomate Seco, Mussarela de Búfala e Manjericão


2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
10 folhas de manjericão
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola
2/3 xícara (chá) de mussarela de búfala
100g de tomate seco
1,3 l de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 2)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
5 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
(se gostar de rúcula, adicione algumas folhas)



Prepare Assim
Lave as folhas de manjericão sob água corrente. Numa tábua, pique a cebola e a mussarela de búfala. Corte o tomate seco em tiras. Leve uma leiteira com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo.

Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente o caldo de legumes ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. Verifique o ponto do risoto que deve ficar cremoso. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

Quando o risoto estiver no ponto, junte o tomate seco e o parmesão. Misture bem e desligue o fogo. Coloque as 2 colheres (sopa) de manteiga restantes e as folhas de manjericão sem misturar. Tampe a panela. No momento de servir, acrescente a mussarela de búfala e misture bem. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora e sirva imediatamente.

Bom apetite!


V

6 comentários:

Flor de Sal disse...

Pois, pouis ... Verão! Tou a ver! E nós cá com Portugal cheios de frio e de chuva!!!

Stella disse...

Delícia , delícia e delícia!
Adoro esse blog que é chic e blasé...Não gostaria de postar uma receita por semana lá no dicas? ou uma por quinzena??? Seria o dia da "Dica Gastronômica com Vivi".beijo!

Natural Naturalmente disse...

Nossa, estou encantada, a salada tem uma aspecto divinal, o risoto, idem, idem, ", ". Realmente é o cardapio ideal para um jantar romantico. Parabens
Um beijinhos
Márcia

Filipa disse...

As suas receitas têm sempre um aspecto maravilhoso. Dá logo vontade de ir para casa cozinhar e convidar os amigos para provar. Adoro o seu blog. Beijinhos

mariacarambola disse...

Oi moça, essa sua saladinha parece deliciosa...

Ana Dantas disse...

Oi Viviane! Adoro fazer risotos! E um dos dos preferidos � do de tomatess secos com r�cula e mussarela de bufala. Vou receber amigos e gostaria de fazer um risoto, teria como eu deixar o risoto pr� feito para finazil�-lo na hora do jantar? Abra�o Ana D.