19 de junho de 2007

Petit Gateau de Chocolate

Mais uma receita de chocolate para alegrar os corações e saciar o desejo incurável dos adoradores de chocolate, como eu...

Dessa vez, escolhi um irresistível bolinho de chocolate, com casca semi crocante e recheio cremoso, de criação francesa chamado petit gateau. Somente no final dos anos 90 popularizou-se no Brasil, e pode ser encontrado nos melhores restaurantes.

Já experimentei algumas receitas de Petit Gateau de Chocolate, mas a receita abaixo é sem dúvida minha favorita:

Ingredientes
120 g de chocolate meio amargo, picado
100 g de manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
¼ de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Preparo
Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte 8 forminhas pequenas (próprias para petit gateau) com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250ºC por cerca de 7 a 10 minutos.

Importante
Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.

Desenforme em pratos de sobremesa, e sirva com sorvete de creme ou canela! Bon appétit!

V

11 comentários:

semente de sésamo disse...

Eu adoro petir gateau, mas ainda não acertei na receita perfeita. Vou experimentar esta.

Flor de Sal disse...

Olá Amiga!
Cá em casa adoramos Petit Gateaux. E já experimentamos várias versões, mas ainda não conseguimos chegar no ponto ideal. No próximo fim de semana vou experimentar esta sua receita! AH! E como sempre, a foto está linda!

Elvira disse...

Um pecado autêntico! :-)

Cláudia A. disse...

Sempre como petit gateau em restaurantes porque acho que não vou acertar no ponto. Acho que com a sua dica vou tentar.

Duly disse...

Esta é a minha sobremesa favorita,é bom demais,já fiquei com desejo.
Bom fim de semana!

Brites disse...

Eu sou uma "chocolato-dependente"... fico sempre deliciada com estas receitas. Esta, com o creme de chocolate, deve ser divinal!
Beijinhos.

June disse...

Eu vou no supermercado amanhã de manhã para estar essa receita!!!

Adoro Petit Gateau! Sou fanática! Já ousei até mesmo o do McDonalds que é deploravel, por sinal, já que não é Petit Gateau mas Brownie. Porque confundem tanto essas duas divindades do chocolate?

Aliás, como acabei de conhecer seu Blog, tenho que propor: coloca uma receita de Brownie testada... To cansada da procura... Já provei cada coisa que Deus duvida nessa busca pela receita perfeita de Brownie...

Valeu e passo aqui fim de semana pra dizer se deu certo...

Ro disse...

Gente, desculpa a ignorancia, mas será q alguem pode me explicar a diferença de brownie e petit gateau, além do fato de q o petit é molinho dentro. Eu não entendo nada desse mundo da culinária e achei receitas parecidas. Alguém pode me ajudar? Valeu!!!®

Alessandra disse...

ADOREI!!! estava la em casa com todo o pessoal... aquela vontade de comer algo gostoso.. de repente, lembrei do petit gateu! Fui por computador peguei a receita e fui pra cozinha... 40 minutos depois essa delícia já estava sendo degustada por todos!! Muito gostoso e muito facil de fazer!! Muito obrigada adorei o blog e tudo mais!!!

Gustavo Mattos disse...

Ja procurei em vários lugares e não encontro as forminhas próprias para fazer o petit gateau. Posso substituir por forma de muffins?

Damaris disse...

emprestei a sua receita e coloquei no meu blog. Vou cocloar o seu site no meu blog