20 de junho de 2007

Festa de Massas XI: Pasta al Pomodoro

Simplicidade, rapidez e uma combinação de sabores de deixar seus convidados querendo mais... Assim é o Penne al Pomodoro e Basilico (você pode usar massa de espaguete, se preferir), uma das minhas massas favoritas por todos esses motivos, e pelo molho feito à base de tomates frescos, manjericão e azeite de oliva extravirgem.

Ingredientes
500g de tomates pelados picados
1 dente de alho inteiro
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 maço de folhas de manjericão rasgadas grosseiramente
400g de massa penne
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Numa panela, coloque os tomates, dente de alho, azeite e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo brando até o molho ganhar textura. Desligue o fogo, descarte o alho e incorpore as folhas de manjericão. Misture bem.


Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal e escorra quando estiver al dente. Sirva a massa com o molho e decore com folhas inteiras de manjericão.

Para acompanhar essa deliciosa massa, sugiro um vinho tinto como o Malbec (safra 2004... excelente!!) de cor rubi intenso, aromas que lembram ameixa, menta, especiarias e pimenta preta. Na boca, é suave e fresco, revelando uma leve baunilha e taninos doces. Experimente, não irá se arrepender!

V

5 comentários:

Cláudia A. disse...

Um clássico que agrada a todos. Linda foto.

Cris disse...

Simples e saboroso. Bjs!

Flávia J. F. Solís disse...

Tradicional. Eu adoro! :)

Brites disse...

Gosto muito de pratos de massa e este não é excepção. Gostei do conselho do vinho, pois sempre realçam o sabor dos nossos pratos.
Beijinhos.

Anonymous disse...

Adorei o blog, estava na net a procura de um molho ao pomodoro e vim parar aqui, achei tudo lindo e a receita ótima, simples e ao mesmo tempo sofisticada, colocarei o endereço em meus favoritos. Obrigada pelas dicas.
Um grande beijo

Mah