28 de janeiro de 2007

Suflê de Limão com Pistache

Para quem aprecia frutas cítricas, o sabor mais acentuado do limão sempre agrada muito, em qualquer receita. Da casca do limão, retira-se também uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores.

Há pouco tempo atrás onde eu morava, sempre aproveitava os frutos de um limoeiro para preparar uma receita da qual sou fã - o Suflê de Limão com Pistache, que acompanha muito bem pratos de verão. Os limoeiros são árvores pequenas de folhas alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas e de um aroma espetacular!


Ingredientes
12 gemas

1 e ½ xícaras de açúcar
½ xícara de suco de limão
6 claras
1 colher (chá) de raspas de limão
½ xícara de creme de leite fresco
1 xícara de pistachios, levemente moídos


Prepare Assim
Prepare uma frigideira com um pouco de água fervente para utilizar como banho-maria. Coloque as gemas em uma tigela e acrescente 1 xícara do açúcar. Leve à batedeira e bata até estarem bem leves e esbranquiçadas. Transfira para uma tigela de inox ou vidro e acrescente o suco de limão, leve ao banho-maria e, batendo sem parar, cozinhe levemente a mistura até obter uma textura bem lisa e cremosa. Esta operação deve ser feita com cuidado pois, se as gemas cozinharem em excesso, poderão separar (talhar). Acrescente as raspas de limão e leve a mistura à geladeira para esfriar completamente. Prepare a tigela em que irá montar o suflê, preferencialmente individuais do tipo ramequim. Corte tiras de papel manteiga e enrole nos ramequins como se fosse para aumentar a altura das bordas, prenda com fita adesiva. Bata as claras em neve com ¼ de xícara de açúcar, acrescente delicadamente à mistura de gemas. Bata o creme de leite com ¼ xícara de açúcar até o ponto de chantilly, acrescente delicadamente à mistura. Encha os ramequins até a borda de papel e leve ao freezer por pelo menos 6 horas. Retire as tiras de papel manteiga, coloque o pistache moído por cima, e sirva!

Interessante: O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres, e é fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.

V

10 comentários:

Anonymous disse...

Vivianne, ai que vontade de provar esse suflê, eu AMO limão!!!!!

Estou voltando devagar aos comentários e postagens no meu blog, já estava com saudades de todas vocês.

Beijocas

Maria Helena

(PS - copiei e colei essa mensagenzinha padrão acima, porque é verdade e vou passar em todos os blogs hj...rs)

Anonymous disse...

Simplesmente divinal! :-)

Anonymous disse...

Ola viviane, adorei tbm sou fã de limão para mim é uma fruta esplendorosa!, adorei seu blog maravilhoso, vou te linkr beijso e uma semana maravilhosa:**

Dadivosa disse...

Ai, sempre que venho aqui fico na dúvida se gosto mais da foto, da receita, do texto cuidadoso ou das informacõezinhas extras com as quais você sempre nos presenteia...
Esse suflê de limão está um espetáculo, de encher os olhos mesmo!
Beijos

Anonymous disse...

Parece realmente maravilhoso. Vou experimentar com toda a certeza!
beijo você.

Anonymous disse...

Vivianne, adorei este suflê e a foto revela que está super ultra leve! Que delicia! Ahhh amei o seu blog!!! Carinhos.

Anonymous disse...

esse sufle esta lindo demais!!!! :-) bjos,

Anonymous disse...

Nossa, Vivianne, este suflê deve ser divino!! Me deu água na boca!!

Fugu disse...

Viviane, isso parece bom demais. Vou experimentar, sem nenhuma dúvida.
beijo você

Cristina disse...

Só o conceito de soufflé + limão é suficientemente atractivo por si, mas esta foto... Toda a composição está um charme!!!