1 de julho de 2008

Rocambole Salgado

Depois de receber alguns e-mails com pedidos de receita de rocambole salgado, escolhi uma das minhas receitas favoritas – o Rocambole de Atum e Espinafre - simplesmente divino e facílimo de preparar!!


Ingredientes
½ xícara de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
3 xícaras de leite fervente
pitada de sal
gotas de molho de pimenta
6 ovos
¾ xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de espinafre, cozido e batido no liquidificador
2 colheres (sopa) de cebolinha, picada
4 xícaras de atum desfiado
páprica

Preparo
Aqueça o forno a 200°C. Derreta a manteiga numa panela. Junte a farinha e deixe cozinhar durante 3 minutos, sem parar de mexer. Acrescente o leite, o sal e o molho de pimenta. Bata bem até ficar um creme bem grosso. Retire do fogo e divida esse molho em duas partes e reserve. Unte com manteiga uma assadeira retangular e depois forre com papel-manteiga, deixando uma sobra de 5cm de cada lado. Unte também o papel e polvilhe com farinha de trigo. Separe as gemas e reserva as claras. Coloque as gemas em uma das metades do molho. Adicione ½ xícara de queijo, ¼ xícara de espinafre, a cebolinha e mexa bem. Bata as claras em neve e junte à mistura de espinafre. Coloque na forma e leve ao forno por uns 15 minutos ou até que fique bem dourada. Retire do forno, coloque uma folha de papel-manteiga por cima e desenforme. Reserve. Coloque numa tigela o atum, o espinafre restante e a outra metade do molho que ficou reservada. Espalhe um pouco dessa mistura sobre o suflê de espinafre. Enrole o rocambole com o auxílio do papel-manteiga. Espalhe o molho por cima. Salpique com o queijo restante e a páprica. Leve ao forno quente para derreter completamente o queijo. Retire e sirva quente.


V

7 comentários:

risonha disse...

atum e espinafres são uma combinação perfeita.
aliás, eu acho que os espinafres vão bem com tudo.
gostei desta receita.

Doces Temperos disse...

Este rocambole tem um aspecto verdadeiramente divino.Está muito bem apresentado, com umas cores que apelam aos nossos sentidos.

janeca disse...

Adorei esta receita!!
Adoro atum, e com espinafres???
deve ter ficado divinal...vou levar a receitinha para provar, se não se importar!!!

Adorei o seu blog!!!!


Bjinho!Janeca.

Rapha Rincon disse...

Muito bom!

Já está no meu arquive de receitas!

Beijos

j... disse...

Fiz e gostei muito. Parabéns!

Laranja com Canela disse...

A imagem parece um quadro a óleo. Linda.

Carla disse...

Esta receita estava na minha lista de "tenho que experimentar!". E ontem foi o dia! Como eu imaginava e como a fotografia deixava adivinhar, é realmente maravilhoso este rocambole! Muito leve e muito saboroso, com uma combinação de ingredientes "garantidos", resultou num jantar que agradou ao maridão e não menos às crianças!
Com certeza, farei mais vezes. Recomedo!
Obrigada pela generosidade de partilhar receitas como esta!!!