10 de março de 2008

Mais Sobre Risotos

Risoto como prato principal é sempre muito prazeroso, prático e gostoso de preparar. Em poucos minutos, e com alguns ingredientes que apetecem ao paladar de quem irá saboreá-lo, você consegue preparar esse prato cremoso e suculento de origem italiana.

Os ingredientes que você escolher servem mais como complemento do sabor, pois a textura que prevalece é a do próprio arroz. Sendo assim, antes de fazer risoto você precisa conhecer os tipos certos de arroz italiano para risoto que são ricos em um tipo de amido chamado amilopectina (amido que dissolve com o cozimento formando um creme).

As variedades de arroz mais usados para fazer risoto são o arbório (grãos perolados e gordos que produzem um risoto espesso), o vialone nano (grãos menores e mais resistentes, com menor concentração de amilopectina, produz um risoto com grãos mais duros e a liga mais rala) e o carnaroli (talvez o melhor de todos pois possui a semente resistente e uma grande quantidade de amilopectina que produz um risoto bem cremoso com grãos bem firmes).


Agora mais dois saborosos risotos pra você, anote:

Risoto de Alcachofra, Queijo de Cabra e Ervilhas

2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada
2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de ervilhas
120g de coração de alcachofra em conserva, picados
100ml de vinho branco
1,5 l de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 2)
120g de queijo de cabra

Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Reserve. Em uma panela média coloque 1 colher de manteiga e doure a cebola. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Adicione o vinho branco e deixe reduzir. Com o auxílio de uma concha, coloque aos poucos o caldo de legumes e mexa até o arroz ficar al dente. Acrescente a alcachofra e as ervilhas, continue mexendo. Desligue o fogo e pode acrescentar mais 1 colher de manteiga e o queijo de cabra. Mexa até o queijo e a manteiga desmancharem. Sirva imediatamente.


Risoto de Gorgonzola e Pêras

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
5 colheres (sopa) de gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 pêras
parmesão ralado
pimenta-do-reino

Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Descasque as pêras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as pêras não escureçam. Misture bem e reserve. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o queijo gorgonzola e as pêras escorridas à panela do risoto e misture bem. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, polvilhe com o queijo parmesão e sirva imediatamente.

V

8 comentários:

Nereime disse...

Parece que você adivinhou meu pensamento, eu estava imaginando um risoto de gorgonzola!!!!Esta receita está jóia...

Lígia disse...

oi, viviane!
eu cheguei aqui pelo blog da cinara que já frequento há um certo tempo e queria te dizer como seu site é bom.
estava procurando umas idéias para um jantar de aniversário que vou dar a uma amiga e achei várias. o problema agora vai ser escolher.

além disso, sou capixaba e fiquei muito orgulhosa de ver o seu post sobre a moqueca que eu aprendi a fazer muito recentemente.

enfim, parbéns mesmo!
beijos
Lígia

mamaeuquerobolos disse...

Oi Vivianne,achei o seu blogue e aaaadorei, as fotos as explicações ...tudo feito com mto cuidado e amor
PARABÉNS!!!!
Beijinhos

Anonymous disse...

Toda vez que passo por aqui fico com água na boca, Viviane!!
PARABÉNS mais uma vez por toda essa beleza e conteúdo delicioso!!
Beijocas,
Andreia Matos

Flávia disse...

Oi Viviane, sabe que eu sou uma negação na cozinha, nem tanto por minhas obras não ficarem gostosas, e sim por que elas ficam feias, eu não tenho paciência e nada fica com cara boa..rs!
Masssss, eu tenho um clássico infalível, que fica lindo e deixo todos impressinados...que é o tal risoto de gorgonzola com pêra, que é uma receita que minha mãe faz há tempos e hj em dia tenho visto em vários lugares....delícia!
Acho que esse fica bom pq vou bebendo o vinho durante o processo..rs!
Adoro seu blog!
Beijinhos.
Fá Gallo.

Celeste disse...

Vi, vou tentar fazer essa sua receita para alguém especial...Espero que fique tão deliciosa quanto a que tive o prazer de saborear na sua casa !! Meus parebéns amiga querida, seu bloog é TUDO !!
Beijos Cel

Celeste disse...

Vi, a receita deu super certo, foi maravilhosa...Depois te conto !!
Beijos Cel

Anonymous disse...

Viviane,

Aproveito a oportunidade para te parabenizar pelo blog. Está muito bom. Estou me aventurando na cozinha, e sábado passado preparei este risto para um grupo de amigos. Ficou maravilhoso !!!! Abraços, Camila (Maceió/AL)