4 de março de 2008

Cuque (Coffee Cake)

Quando tenho um tempinho sobrando adoro tomar um café ou chá acompanhado de um pedaço de bolo polvilhado com farofa – o famoso Coffee Cake (ou Cuque). Especialmente se o recheio levar banana ou alguma outra fruta para complementar o sabor do bolo. Simplesmente impossível comer um pedaço só... Hummmm!

Cobertura
1 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga
6 bananas nanicas (opcional)

Dica
As bananas podem ser substituídas por 3 xícaras de frutas vermelhas (como morangos ou framboesas) ou mirtilos, ou ainda por uvas vermelhas.

Preparo
Descasque as bananas e pique em rodelas. Reserve. Coloque a manteiga numa tigela e leve ao microondas para derreter. Em outra tigela, junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e a manteiga derretida. Misture com as mãos até obter uma farofa. Reserve.

Massa
4 ovos 3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de açúcar

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC (forno médio para baixo). Unte uma fôrma de fundo removível de 22cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Reserve. Peneire a farinha de trigo e a maisena, e reserve. Numa batedeira, junte as gemas, o açúcar e a manteiga e bata por 5 minutos em velocidade alta ou até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo, a maisena e o fermente, alternando com o leite. Bata por mais uns 2 minutos até a massa ficar bem misturada e macia. Retire a massa da batedeira e reserve. Lave muito bem as pás e a tigela da batedeira. Coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore-as delicadamente à massa reservada e misture com uma colher. Na fôrma untada, despeje a massa, cubra com a fruta e polvilhe com a farofa. Leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 1 hora ou até que a massa comece a se desprender da lateral da fôrma e a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva quente ou fria.

Experimente servir as fatias acompanhadas de uma bola de sorvete de creme!!

V

12 comentários:

Nereime disse...

Eu andava a procura desta receita.Eu provei com uvas pretas... fica lindo!
abraços

Luciana Macêdo disse...

Sempre é um prazer saborear um cafezinho acompanhado por esta delíicia. Uma receita pra ser preparada com prazer.
Bjs!

Marija disse...

Hi,
I been reading your blog for a long time. I love the recipes, especially photos. That is why I tagged you with a meme here.
Hope you don't mind. :))

Cheers,
Marija

Ander disse...

Ja anotei a receita aqui e assim que puder pretendo fazê-la. Show.

Abraco

Natural Naturalmente disse...

Seu Coffe Cake está optimo.
Parabewns pelo dia da mulher.

“Amor é como mercúrio na mão. Deixe a mão aberta e ele permanecerá; agarre-o firme e ele escapará.” (Dorohty Parker, escritora)

Beijinhos

Márcia

Claudinha disse...

Nossa, que delícia que deve ser! Nem conhecia esse tipo de bolo. Aliás, dei uma olhada no seu blog e deu água na boca! Bom gosto, ótimas receitas e belíssimas fotos (você mesma que tira?). Parabéns! Pena que eu só sirvo pra lavar a louça, porque sou um desastre na cozinha. Senão eu arriscava algumas das suas receitas. Gosto mesmo é de comer! :) Posso te adicionar no meu blog? Passa por lá quando quiser - por-aqui-de-passagem.blogspot.com/.

Leila disse...

No sul a gente chama isso de Cuca e eu adoro.
bjs

Alegna disse...

Ummm nunca comi bolo de café... deve ser uma delicia...

Tem um optimo aspecto...

Marisa disse...

Olá. Tomei a liberdade de lhe enviar um comentário para lhe dar os Parabéns por este espaço maravilhoso de encantamento dos sentidos!!! Que bom que é saborear o seu gosto pela arte e pelos sabores que se nos apresentam na culinária. Como também passei algum tempo nos Estados Unidos algumas destas receitas trouxeram-me memórias muito gratas das minhas papilas gustativas aliadas aos sentimentos que elas despertam pela companhia que as torna possiveis. Continue a publicar com tanta delicadeza e bom gosto como vi até aqui.
Comecei há pouco a disfrutar disto dos blogs culinários e comecei um espaço humilde para também poder homenagear aqueles que me inspiram para partilhar momentos de experiência á mesa com os meus entes mais queridos. Decerto que o seu nome figurará entre estes homenageados em breve, dada a quantidade de ideias que retirei das suas palavras. Visitarei diariamente com curiosidade.

Marisa

Fran Jubran disse...

Me deu uma fominha de ver esses Cuques..bjos

Simone disse...

Que delícia hein! Esta receita nos remete a lembranças da infância.
Com certeza já copiei e irei prepara-la assim que possível.
Parabéns

Bjs

Silvana disse...

Este cuque é realmente divino....eu fiz e todo mundo amou...moro no sul e aqui esse bolo é mto comum...
Parabéns pelo blog é de encher os olhos...acabei de montar um blog e se não tiver problema vou adicionar o seu...abraços