6 de novembro de 2007

Torta de Banana Caramelizada

Dessa vez acabei escolhendo o vinho antes do prato. Uma forma atípica ao que sempre faço, pois escolho o prato e depois o vinho para acompanhar...

Mas hoje foi impossível resistir ao “chamado sedutor” de duas garrafas de vinho branco – Late Harvest Concha y Toro 2003 e Late Harvest Santa Carolina 2006 – ambos de uva Sauvignon Blanc. Late Harvest são simplesmente perfeitos para acompanhar pratos mais adocicados e sobremesas, como essa deliciosa Torta de Banana Caramelizada. Puro pecado!!


Para a massa
2 xícaras de farinha
¾ xícara de manteiga
¼ xícara de açúcar
7 colheres (sopa) de água gelada
1 gema
1/3 xícara de açúcar granulado

Para o creme
2 gemas
¼ xícara de açúcar
2 xícaras de leite
3 colheres (sopa) de maisena
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para o doce de banana
1 xícara de açúcar
½ xícara de água
3 bananas-nanicas, descascadas e cortadas em fatias

Prepare a massa: Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador, até obter uma farofa. Transfira para uma superfície lisa e amasse até obter uma massa homogênea. Forre uma forma baixa e canelada com essa massa, cubra com papel-manteiga e encha com grãos de feijão (como peso). Leve ao forno médio (180°), pré-aquecido, por uns 15 minutos ou até que a lateral da massa fique firme. Retire o papel-manteiga e os grãos de feijão e volte ao forno por mais 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.

Prepare o creme: Em uma panela, leve ao fogo médio todos os ingredientes, exceto a baunilha, mexendo sempre, por uns 15 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e misture a baunilha. Deixe esfriar numa forma refratária coberta com PVC (filme plástico).

Prepare o doce de banana: Leve ao fogo o açúcar numa panela média mexendo sem parar, por uns 5 minutos ou até caramelizar. Derrame a água aos poucos pela borda da panela, mexendo sempre, até dissolver o caramelo. Deixe ferver por mais 5 minutos ou até obter o ponto de pasta (consistência de mel). Junte a banana e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por uns 3 minutos ou até ficar ligeiramente macia. Deixe esfriar. Recheie a massa com o creme, depois espalhe o doce de banana por cima, e regue com 1 xícara de calda. Sirva com a calda restante à parte. Decore com tirinhas bem finas feitas da casca de banana.


V

6 comentários:

Eduardo Luz disse...

Receita simples e agradável. E foto seguindo o mesmo estilo. O teu blog é bastante elegante. Parabéns !

Marizé disse...

Que delicia deve ser essa tarte, (torta, por aí).

Adorei o formato rectangular.

Beijocas

Suzana disse...

Muito, muito bonita!

Telma disse...

Oi Vivianne, é a primeira vez que comento no teu blog. Essa receita parece ser óptima, pela foto, já dá vontade de experimentar. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

Brikebrok disse...

Que delícia e dá para experimentar por aqui !

Cristina disse...

Está simplesmente linda a tora, e deve ser, como diz, um pecado... Para quem não conhece banana-nanica resolve a situação com outro tipo de banana, certo?