18 de novembro de 2007

Suflê de Goiaba & Creme Mascarpone

Passado o feriado, o clima esquentou um pouco e a vontade de preparar algo com frutas ficou mais acentuada. Misturar frutas com queijo sempre me agradou, como pêras com roquefort, damasco com brie, e neste caso, goiaba com mascarpone... em forma de um levíssimo suflê.

Ingredientes
600g de goiabada em pasta
9 claras
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de Preparo
Derreta a goiabada em banho-maria. Para isso, leve uma panela com água ao fogo alto e, assim que começar a ferver, encaixe um recipiente (pode ser uma tigela de inox) ou outra panela com a goiabada. Vá mexendo até derreter. Retire do banho-maria. Unte somente as laterais de 4 ramequins, ou forminhas individuais para suflê, com manteiga e polvilhe com o açúcar cristal. Ao assar, massa irá se agarrar ao açúcar e o resultado é um suflê alto por mais tempo. Pre-aqueça o forno baixo a 170ºC. Na batedeira, coloque as claras e bata em velocidade média até obter o ponto neve. Tome cuidado para não bater demais e passar do ponto. Misture rapidamente 1/3 das claras em neve com a goiabada. Incorpore o restante com uma espátula, mexendo de baixo para cima. Distribua o creme entre os ramequins e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Sirva imediatamente para os suflês não murcharem.

Para o Creme Mascarpone
Misture numa tigela, 1 xícara (chá) de queijo mascarpone com 1 xícara (chá) de creme chantilly.

Algo interessante sobre a goiaba... não é ácida, podendo substituir o tomate em molhos salgados e agridoces, mais sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último. A goiaba tem muita vitamina C, principalmente a goiaba vermelha que apresenta níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, além de vitaminas A e do complexo B, e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.


V

8 comentários:

Paula Amanda disse...

Lindo e com cara de muito saboroso!!!!
Abraços e boa semana!
Paula Amanda

Anonymous disse...

Vivianne, sempre fico com água na boca quando passo por aqui, leio suas receitas, vejo as fotos... tudo um luxo! Beijos...

Anita Monteiro

Ju Braga disse...

Hummm... Que delícia! Esse é o tipo de prato que costumo chamar de "mimo"! Receber alguém e oferecer uma cobremesa dessa é no mínimo um mimo!

Ju Braga

Adriana disse...

Esta merece entrar para o caderninho de receitas...
Ótimo blog!

Adriana
vanillabeanblog@blogspot.com

Paulucha disse...

Olá,

Adoro o seu blog e gostei muito do leite de creme tailandês - já o fiz. Convido a uma visitinha ao meu recém-nascido blog culinário: www.allsogno.blogspot.com
Saudações, Paulucha.

Nani disse...

Amei o seu blog e para não perder ele mais de vista o linkei no meu.
Suas receitas são chiquérrima.
Bjs
Nani

Bia Belliard disse...

que delicia ! bjs

Fabiana Tavares disse...

Huuuuummmm, tá tudo tão delicioso...
Parabéns pelo blog!
Tenha uma semana abençoada
Bjs
Fabi