10 de novembro de 2007

Risoto de Camarão e Queijo Brie

Convidar alguns amigos queridos, para saborear juntos um delicioso jantar, é um dos prazeres que tenho na vida. O ideal é sempre planejar o menu com alguns dias de antecedência, com tempo suficiente para fazer compras e escolher os melhores ingredientes.

Um dos meus pratos preferidos para servir nesse tipo de reunião é o risoto. Geralmente escolho 2 tipos de risoto na tentativa de agradar aos diferentes paladares. Um favorito é o Risoto de Camarão e Queijo Brie. De dar água na boca!



Além de preparar essa receita, meu jovem e talentoso amigo Ale Roda também clicou as fotos. Aproveite para visitar sua página no incomparável site Flickr e, aprecie todo o seu acervo de fotos!! Fantástico!!

INGREDIENTES
Fumet de camarão
3 colheres (sopa) de manteiga
cabeças e cascas de camarões médios (use as cabeças e as cascas dos camarões do risoto)
1/2 cebola ralada
1/2 cenoura ralada
1/2 talo de salsão picado
6 cravos-da-índia
1 pedaço de canela
20 grãos de pimenta-do-reino
1 copo de vinho branco seco
2 litros de água
1 pitada de sal

Risoto
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
400g de arroz italiano Arborio
2 copos de vinho branco seco
3 latas de tomate pelado
fumet de camarão
6 dentes de alho triturados
1,5kg de camarões médios limpos e picados (reserve alguns camarões inteiros para a decoração)
250ml de cognac
1 xícara de creme de leite fresco
100g de queijo brie


PREPARO



Fumet: Leve ao fogo a manteiga, as cascas e as cabeças de camarão, a cebola, a cenoura, o salsão, os cravos-da-índia, a canela, os grãos de pimenta e o sal. Refogue tudo por 10 minutos e acrescente o vinho. Deixe secar e junte a água. Cozinhe por meia hora, coe e reserve.

Risoto: Numa panela, leve ao fogo metade da manteiga, a cebola e o arroz. Refogue por 5 minutos e junte o vinho. Deixe evaporar e acrescente o tomate e um pouco do fumet de camarão, o suficiente para cobrir o arroz. Deixe ferver e abaixe o fogo. Mexendo sempre, vá adicionando mais fumet, à medida que o arroz for secando.À parte, coloque numa frigideira 1 colher (sopa) da manteiga, o alho e os camarões picados. Refogue tudo por aproximadamente 2 minutos. Jogue o cognac, deixe flambar e junte essa mistura ao risoto, que deverá estar quase no final do cozimento.Acrescente o tabasco e continue mexendo. Se necessário, junte mais um pouco do fumet de camarão. Quando o risoto estiver quase pronto, coloque o creme de leite e espere secar um pouco. Junte o queijo brie. Apague o fogo e finalize com o restante da manteiga. Misture bem, decore e sirva.

Bom apetite!


V

10 comentários:

Telma disse...

Oi Vivianne, esse risoto de camarão deve ser bom mesmo, pela foto, já fiquei com vontade de provar. Nunca comi risoto, mas confesso que ando com muita vontade de fazer e eu gosto muito de camarão; então é só juntar o útil ao agradável. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

Ale Roda disse...

Essa receita já está entre minhas favoritas. É um pouco trabalhosa para um aspirante a cozinheiro como eu, mas o resultado compensa qualquer dificuldade com o processo!
Muito obrigado pela gentileza em cedê-la para mim em primeira mão, e pelos elogios, um tanto quanto exagerados neh? ;-)
Um grande beijo!!!

Bia Belliard disse...

este risoto esta perfeito, nao vejo a hora de faze-lo ! bjs

JP, disse...

Vivianne, já faz algum tempo que viajo nestas belas páginas, uma rara combinação de conteúdo relevante e formas gentis. Parei hoje para te dar os parabéns pela iniciativa. Sou praticante contumaz e já recebi ótimas dicas por aqui.
Senti falta da música que rolava suave, ao fundo.

Beijo,
João Pedro Rotta

Filipa disse...

Mal vi esta receita fiquei de água na boca. Tenho de experimentar e acho que vai ser já este fim de semana. Tem um aspecto delicioso.

Marizé disse...

Eu adoro queijo brie, vou amar este risoto de certeza.

Obrigada por partilhar

Una pareja y sus tonterías disse...

Oi Viviane, adorei a receita! Vou fazer hoje à noite, meu marido está com desejo de comer risoto de camarão. Poderia me dizer qual o rendimento desta receita, para quantas pessoas?
Obrigada, beijos
Melissa

A Taste in Heaven disse...

Melissa: O rendimento dessa receita é para servir bem 4 pessoas. Obrigada pela visita ao blog! Volte sempre!

Melissa disse...

Oi Viviane, o risoto ficou maravilhoso!!! vale a pena fazer!!! beijos

Fabi disse...

Olá Viviane,

darei um jantar para 20 pessoas e adorei sua receita de risoto de camarão cm queijo brie.
Gostaria de saber o quanto devo aumentar de cada ingrediente para ter um rendimento maior, para esse número de pessoas.

Obrigada,
Fabiana