14 de novembro de 2007

Festa de Massas XIV: Mais Espaguete

Sempre que o clima fica chuvoso e mais fresco, penso em preparar uma massa diferente. Essa receita de Espaguete ao Limão, Parmesão e Manjericão me parece perfeita para esse feriado! O sabor cítrico do limão neste molho é inconfundível, e ao mesmo tempo traz suavidade na medida certa para o prato.

Para acompanhar, uma boa opção seria um vinho branco mais rico e aveludado como o Steenberg Sémillion 2005, que ressalta aromas de amora e pêssegos com notas de tangerina, baunilha e madeira.

Ingredientes
500g de espaguete
suco de 1/2 limão
raspas de 1 limão
100ml de creme de leite fresco
100ml de azeite de oliva
150g de parmesão ralado
2 maços de manjericão fresco
sal e pimenta-do-reino



Prepare Assim
Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve.
Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete.

Bom apetite!!


V

2 comentários:

Marizé disse...

Esta receita tem tudo para ser excelente.

Beijocas

Anonymous disse...

Vivi, já fiz esse espaguete com limão e parmesão, e que delícia de receita! Parabéns mais uma vez!

Luiza Andrade.