24 de setembro de 2007

Risoto Porcini

Nunca me canso de saborear um bom risoto. Este foi preparado com cogumelo porcini de sabor que se assemelha ao de nozes, e de textura lisa e cremosa. Mas você pode variar e usar outros tipos de cogumelos como shiitake ou shimeji. Ou ainda, a combinação de todos eles!

Para acompanhar, sugiro um vinho tinto como o Merlot 2003 da Viña Santa Rita (chileno), de cor rubi intenso, aromas de frutas negras e toques de madeira e baunilha, bastante equilibrado e de final agradável. Experimente!

Risoto Porcini

Ingredientes
70g de cogumelo porcini
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola ralada
350g de arroz arbório
¾ xícara de vinho branco seco
2 xícaras de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
manjericão fresco, picado

Deixe o cogumelo de molho em água por 20 minutos, depois pique em pedacinhos. Aqueça a metade da manteiga com o azeite e frite a cebola por alguns instantes. Junte o arroz, cogumelo escorrido e refogue por alguns minutos. Acrescente o vinho e deixe que evapore em fogo alto. Junte aos poucos o caldo de galinha fervente, mexendo por 20 minutos, em fogo médio. Retire do fogo, junte o resto da manteiga e o parmesão, misture bem, salpique com o manjericão e sirva.


V

7 comentários:

Elvira disse...

Também nunca me farto de risotto. E esse seu parece divinal! :-)

Marizé disse...

Este risotto está divinal, fico a pensar quando conseguirei fazer um risotto assim!

Silvia Arruda disse...

Eu amo risoto! Não conhecia este cogumelo porcini!

Laranja com Canela disse...

Também adoro risoto e esse parece uma delícia.

Teresa disse...

Adoro Risotos seja de que tipo for e este está fantástico
um abraço

Anonymous disse...

Viviane, parabens pelo blog. Bonito em conteúdo e em visual. Demonstra um extremo bom gosto.
Só gostaria de tecer um comentário sobre esta receita de "Risotto ai Funghi Porcini". Como bom italiano, adoro risotto e gosto muito do preparo com os "porcini". Acontece que este cogumelo ou "fungo" é delicado e de aroma bem característico. Portanto, seria aconselhavel juntar os Porcini na metade do cozimento do arroz e não no começo. A mantecatura, ou seja, a fase em que se junta o resto da manteiga e o queijo ralado, deve acontecer com o arroz cozido "al dente" e desligado ainda com um pouco de líquido. Espero ter contribuído.
Um grande abraço.
Antonino

Paloma Bianchi disse...

Eu adoro risoto! Outro dia fiz um risoto que ficou ótimo, ao invés de usar caldo de frango ou legumes usei um pouquinho de pesto que tinha sobrado, misturei na água quente e voilá, caldo de pesto.
Adoro seu blog, e sempre passo por aqui, esta até linkado no meu.
Continue assim!