15 de agosto de 2007

Teriyaki

Para quem já se acostumou ao paladar que mistura o doce com salgado, o Teriyaki – característico da culinária japonesa - é um dos pratos mais apreciados. Essa combinação faz com que o paladar fique mais aguçado, sentindo a intensidade do doce e do salgado, enriquecida ainda mais pelo molho marinado. Abaixo em duas versões saborosas:

Teriyaki de Frango



500g de coxas de frango
½ xícara de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de saquê
½ laranja, descascada e cortada em pedaços
½ abacaxi em rodelas
óleo de canola

Esprema laranja e corte um pedaço da casca em tiras finas. Junte o shoyu, o mel, o saquê e o suco de laranja para preparar o molho. Cubra bem e leve à geladeira para marinar por 8 a 10 horas. Esquente a frigideira, despeje o óleo e frite as coxas de frango, com a pele para baixo, até dourar. Vire a carne e frite por mais 10 segundos. Coloque o molho, tampe a frigideira e cozinhe tudo de 6 a 7 minutos em fogo médio. Retire a carne e cozinhe somente o molho. O caldo usado para fritar o frango também pode ser adicionado. Corte a carne e coloque na travessa juntamente com o molho e as rodelas de abacaxi.


Teriyaki de Carne



500g de carne magra (como alcatra ou coxão mole) cortada em pedaços
¼ de xícara de óleo de gergelim
¼ de xícara de molho de soja (shoyu)
¼ de xícara de vinagre
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de gengibre
azeite para pincelar

Retire toda a gordura visível da carne e coloque-a em um refratário plano. Misture o óleo, o molho de soja, o vinagre, o mel, a cebolinha, o alho e o gengibre e despeje sobre a carne. Cubra bem e leve à geladeira para marinar por 8 a 10 horas. Pincele o grill com azeite e pré-aqueça por 5 minutos. Coloque a carne e deixe grelhar por uns 5 minutos ou conforme sua preferência. Corte em fatias finas. Se optar pelo uso da marinada como molho, ferva-a por pelo menos 5 minutos antes de servir.

V

6 comentários:

Marizé disse...

Origada por partilhar estas receitas maravilhosas. Gosto muito de experimentar outros sabores. Já tomei nota destes.

Marcia disse...

Que blog simpático! E esta música está acompanhando muito bem os pratos. Vou voltar

Fátima disse...

olá!
adorei o seu blog
gostaria q vc visitasse o meu.
www.pilotodefogao.blogspot.com

espero a sua visita!

Maria.Helena disse...

oi Vivianne!
Estive ausente e, ao voltar, me deparo com vários posts interessantes!!! Adoro teriaki, mas nunca fiz aqui em casa. Quem sabe eu me inspiro?

beijos

Juliana disse...

Oi Viviane!
Que lindo e delicioso o seu blog!!!
É a primeira vez que estou aqui e descobri meio sem querer através de um outro blog, mas já está na minha lista de favoritos. Estou ficando viciada em blogs de comida, estão me inspirando bastante..
E suas fotos são...apetitosas...
Sussesso!!!

Juliana

Cris disse...

Ah que delícia... gostei das variações. Bjs!