23 de agosto de 2007

Pato, Batatas & Alecrim

Com esse tempinho mais frio, preparar assados é sempre muito gostoso! Embora preparar um bom e suculento pato assado não pareça uma tarefa fácil, o segredo é dedicar mais tempo para obter sucesso na preparação deste prato. Abaixo uma receita com dicas para fazer Pato com Batatas e Alecrim. Simplesmente delicioso!!

Para acompanhar esse prato, sugiro um vinho tinto bem encorpado como o Cabernet Sauvignon chileno da Castillo de Molina Reserva 2003, redondo, equilibrado, boa estrutura, e com destaque para o cassis e a madeira.

E para a sobremesa, sirva uma leve Mousse de Maracujá. Bata no liquidificador 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado e a mesma medida de suco de maracujá. Depois de uns três minutos, coloque em um recipiente e leve à geladeira por umas 2 horas antes de servir.

Pato Assado com Batatas e Alecrim

Ingredientes: 2 patos (2kg a 2,5kg cada), 2 ramos de alecrim, 2 ramos de tomilho, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, raspas de casca de laranja, sal e pimenta-do-reino a gosto, 8 batatas médias, 4 colheres (sopa) de manteiga.

Prepare Assim: Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220°C). Tire as aparas dos patos, a gordura interna aparente, lave-os bem. Tempere, por dentro e por fora, com azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino, tomilho e as raspas de casca de laranja. Coloque os patos temperados numa assadeira grande. Leve ao forno por 30 minutos. Corte as batatas em fatias bem finas e adicione à assadeira junto com os patos. Em seguida adicione os ramos de alecrim e a manteiga. Diminua a temperatura do forno para 180°C, e continue a assar por mais umas 2 horas ou até os patos ficarem dourados por fora (e com a carne bem macia por dentro). Retire do forno, e sirva.

Essa receita serve muito bem 4 pessoas.

V

4 comentários:

Marizé disse...

Adorei esta receita, pato no forno é uma delicia tenho que experimentar desta maneira.
P.S. Tenho uma referência a si no "Tachos", passe por lá. Beijocas e bom fim de semana

as jornalistas disse...

Adorei. Bravo! Voltarei mais vezes para pegar receitas.

Verena disse...

Vivianne, lindas fotos e a receita está de dar água na boca. Dica mais que boa!
Beijos,
Verena

www.mangiachetefabene.wordpress.com

^ ^ disse...

huuum..
vou ja dizer á minha mae..
ela adora receitas..=)
Tem um blog muito bom,..
Parabens!!