8 de agosto de 2007

Crepe: Suavidade Francesa

O Crepe, de origem francesa, é consumido mundialmente e vastamente apreciado pela suavidade de sua massa (finíssima). Com diversos sabores e tamanhos, pode ser saboreado salgado ou doce.

Experimente recheios diferentes: tomate fresco picado, palmito em rodelas, queijos, presunto, Nutella, doce de leite, frutas silvestres (morangos, framboesas, etc)... Um dos meus recheios favoritos é a combinação de chocolate meio-amargo derretido e “temperado” com raspas de laranja e coco ralado!!

Prepare a massa básica de crepe:

Ingredientes
1 pitada de sal
250ml de leite
manteiga
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos

Modo de Fazer
Bata os ovos em uma tigela com o sal. Em seguida, junte a farinha, misturando com um batedor manual. Adicione aos poucos, o leite e continue a bater até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra a tigela e deixe a massa descansar por 30 minutos. A seguir, bata a massa por mais alguns instantes. Aqueça uma frigideira anti-aderente, pincele generosamente com manteiga derretida. Retire a frigideira do fogo e despeje rapidamente uma concha da massa preparada. Gire rapidamente a frigideira, inclinando-a em todas as direções de modo que a massa seja distribuída de forma homogênea e forme uma camada bem fina. Volte a frigideira ao fogo e deixe cozinhar o crepe, em fogo médio, até que o lado inferior esteja dourado e as bordas comecem a se desprender. Esse processo deve durar cerca de 1 minuto. Vire o crepe com uma espátula, com um movimento rápido e firme. Cozinhe por mais 1 minuto e transfira o crepe para um prato. Prepare os demais, do mesmo modo. Recheie cada crepe... dobre e sirva!


Dicas
- Para obter um crepe mais suave, deixe a massa de repouso depois de preparada, por 30 minutos. Em seguida, bata mais um pouco e prepare os crepes.
- A frigideira ideal para crepes é de ferro fundido (preferencialmente de 18cm de diâmetro) pois faz com que o cozimento se dê de modo uniforme.

Bon Appétit!

V

5 comentários:

Cris disse...

Lindos... tão fininhos... Chocolate é um de meus favoritos também. Bjs!

Marizé disse...

Hum!!! Que bom, na minha cozinha os crepes são presença constante. Os seus estão lindos. Parabens.

Anonymous disse...

Nossa Vi! Vou parar de ver todas essas super receitas pq já estou morrendo de fome!!! Abriu completamente meu apetite, hehehehehe! Nossa! Seu blog está cada vez mais lindo! Parabéns! Bjs. t.Aurea

June disse...

Ei...
Essa massa é diferente!
Vou tentar e volto na segunda ou domingo pra dizer como ficou!

Bjuxxxx

June disse...

Desculpe a demora para voltar e dizer como ficou...

A massa não ficou tão fininha, sendo honesta ficou meio grossinha, mas ficou gostoso ainda assim, mas a minha familia votou que o tiramisu ficou melhor...

Mas eu ainda melhoro esses crepes e acerto na finura da massa...

Como faz para ficar tão fininha?