13 de dezembro de 2006

Um Presente: Boeuf Bourguignon

Outro dia minha mãe me presenteou com uma garrafa especial de vinho tinto da região de Bourgogne na França, e não tive dúvida, pedi que ela preparasse a tradicional receita francesa Boeuf Bourguignon. Impossível não "repetir o prato", especialmente quando acompanhado por purê de batatas... É realmente um pecado! Tente preparar em casa essa receita um tico modificada do chef Olivier. E mesmo sendo uma receita mais demorada, vale muito a pena:

Ingredientes


150g de bacon
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada
30g de farinha de trigo
2 dentes de alho picados

1 garrafa de vinho tinto Bourgogne
500ml de caldo de carne
1 bouquet garni (amarrado de alho-poró, salsão, alecrim, tomilho, folha de louro, dente de alho e anis estrelado)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
12 echalotes (cebolas pequenas) descascadas

200g de champignons frescos, finamente fatiados
40g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma panela grande, doure o bacon. Retire da panela e reserve. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Na gordura que restou, doure a carne. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho, e deixe dourar um pouco. Polvilhe com a farinha de trigo e doure mais um pouco. Acrescente o vinho, o caldo, o bouquet garni e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo baixo, tampado, por aproximadamente 2 horas (ou até a carne ficar macia). Enquanto isso, doure as echalotes em 20g de manteiga com o açúcar. Acrescente ½ xícara de água e deixe cozinhar até ficarem macias. Na manteiga restante, doure os cogumelos. No momento de servir, acrescente à panela o bacon reservado, as cebolas e os cogumelos.

Dicas: Sirva com purê de batatas ou arroz. O vinho de Bourgogne pode ser substituído pelo Shiraz.

Para sobremesa, sugiro um saboroso Galette o qual pode ser feito com maças (ou peras) cozidas e açucar mascavo derretido sobre massa folheada. Mas como tínhamos algumas crianças em casa, decidimos fazer alguns Sanduiches de Cookies recheados com Sorvete de Cereja (com pedaços de cereja). Simplesmente deliciosos!!

Bon appétit!

V

10 comentários:

Anonymous disse...

Hummmmmmm que tentação parece delicioso e a sobremesa também e muito simples gostei da ideia .
um abraço

Dadivosa disse...

Vivianne, eu sou apaixonada por boeuf bourguignon!
Faço beeem de vez em quando, pois sigo o preparo tradicional e gosto de fazer tudo com calma. Suas fotos ficaram lindas, como sempre!
bjs

Cinara disse...

Que refeição maravilhosa, Vivianne! De dar água na boca...

Elvira disse...

Ficou lindo. Mas esse prato é mais "daube de boeuf" ou "boeuf mode", duas outras receitas francesas famosas. O boeuf bourguignon original só leva mesmo vinho de Bourgogne, um ramo de cheiros, açúcar (por causa da acidez do vinho), sal e pimenta. Vai ao forno numa panela tampada por 3 horas e é servido com puré de batata. Pelo menos segundo Marie Leteuré, especialista em culinária francesa tradicional e autora do livro "Saveurs d'Autrefois". Todavia, seja uma coisa ou outra, ficou uma maravilha. Nem sempre os próprios Franceses conhecem a receita base.

Vivi em França (Paris) durante 30 anos...

Abraços.

Vagner disse...

Olá, moro no sul do Brasil e a pouco tempo disponibilizamos um blog com algumas receitas caseiras com uma generosa pitada de descaso, resultado de nossos encontros. Visite-nos . Adorei suas receitas, espero que possamos trocar em breve. Bjos, Vagner

Silvia Arruda disse...

Vivi, suas fotos são lindaaas! Deixa seu bolg ainda mais charmoso!

Anonymous disse...

prato e sobremesa perfeitos!!!
hmmmm

Daniela disse...

Vivianne, parabéns pelo prato e pelas belas fotos que você tira.
Beijos

joao Caputi disse...

Estão de parabéns pelo bom gosto tanto das fotos como das receitas. E eu que sou apaixonado pela culinária e na arte de harmonizar com vinhos, outra paixão deste que vos escreve. além disso, gostaria de elogiar a foto de uma bela mulher que aparece, muito classuda! Beijos

Henrique Cesar Tupper disse...

Oi Faco regularmente o boeuf burguignon. Mas na verdade o meu nunca fica com esse caldo, pois descobri que a receita que eu tenho não fala em adicionar farinha. ACho que só colocando a farinha fica com esse caldo consistente, ne?
Cheguei a colclusao hj que o meu boeuf bourguignon é falsificado... rs...
Bom, de qualquer forma eu gosto muito do resultado do meu, e todos sempre elogiam.
Parabens pelo blog. beijos