5 de dezembro de 2006

Mar & Mariscos

O mar sempre me traz uma gama de sensações... liberdade, intensidade, força, vigor, energia, admiração e respeito pela natureza, curiosidade, coragem. Enfim, várias sensações diferentes, simples e complexas ao mesmo tempo.

Acredito que isso aconteça porque a própria água do mar é assim... simples e complexa ao mesmo tempo. Veja que interessante: A água do mar é transparente, mas quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou até cinzento. A cor muda de acordo com a cor do céu, que se reflete nele. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois aos quinze, some a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá o azul.

Nada combina mais com o mar e a praia do que um leve e saboroso prato de mariscos. E claro, regado ao vinho branco, ou até mesmo um vinho tinto menos encorpado como o Carmenère. Uma boa sugestão é o Vistamar Reserva Carmenère 2004 de bouquet sedoso e suave, com aroma de frutas vermelhas secas, especialmente framboesas e cerejas, cominadas com notas tostadas e especiarias. Na boca, uma agradável persistência! Experimente, vale a pena!


Agora uma receita deliciosa de Mariscos ao Vinagrete, especial pra você:

Ingredientes
1 ½ Kg de mexilhões com casca
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (café) de mostarda
1 cebola pequena picada
1 maço de cheiro verde picado
sal e pimento

Prepare Assim
Lave muito bem os mariscos. Cozinhe em ½ copo de água mais ½ copo de vinho branco seco, cheiro verde e sal, até as conchas abrirem. Retire do fogo e reserve. Misture todos os ingredientes do molho,e jogue sobre os mariscos. Deixe repousar na geladeira por umas 2 horas para mesclar bem os sabores. Sirva com pão italiano ou torradas.

Dicas
Antes de cozinhar, raspe as cascas, escove e lave muito bem os mariscos; descarte os mariscos abertos e os quebrados. Após o preparo descarte os mariscos que não abrirem.


V

4 comentários:

Claudia Scrok Alves disse...

Vivi
Fiquei com água na boca só de pensar nesse prato...hum...
Aliás, o blog todo está lindo!!!!!!
Parabéns!

kuka disse...

Está muito boa esta forma de abrir mexilhões.
E tem toda a razão, é preciso muito cuidado com estes bivalves. É preciso rejeitar os que não estiverem vivos.

Stella disse...

Também curto muito passar por aqui, e^sempre anoto tudo! No sábado vou testar o bolo de cenoura com cobertura de chocolate branco, vou usar o cortador de pães de mel, banhá-los! Prá ficar bonitinho igual a esse da foto!
E deixo aqui minha sugestão, como pôde ler lá no dicas, eu sugeri lentilha na noite de reveillon...poderia postar aqui uma receita não é?
beijo!

Anonymous disse...

olá como sempre voce posta receitas maravilhosas estive hoje a ver no mes de setembro e encontrei uma imagem de uma mile high lemon pie há muito que gostaria de testar uma tarte de limão seri possivel me enviar a receita, parece deliciosa .
obrigada bom resto de semana