4 de dezembro de 2006

Direto de Portugal

Uma vez ouvi a seguinte frase: “A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas ao longo do caminho”. Isso pra mim define a amizade. Pessoas que, não somente passam por nossas vidas, mas definitivamente deixam sua marca, seu carinho, e com quem também aprendemos muito.

Pensando nisso, resolvi repassar pra você uma deliciosa receita salgada típica portuguesa - a irresistível Carne de Porco a Alentejana que aprendi com uma amiga querida que vive na belíssima região de Alenteja, em Portugal.

Embora a culinária portuguesa seja bastante conhecida e difundida por seus saborosos doces, como o Pastel de Belem ou Santa Clara (de nata), você vai se surpreender com o sabor e aroma marcantes dessa receita alentejana preparada com carne de porco.


Ingredientes

800g de carne de porco
2 ½ taças de vinho branco
3 dentes de alho
2 colheres de (sopa) de massa de pimentão
sal e pimenta
1 ramo grande de coentro
2 folhas de louro
1 limão
125g de azeite de oliva extra-virgem
800g de ameijoas


Corte a carne em cubos pequenos e tempere com a massa de pimentão, o alho esmagado, as folhas de louro, sal, pimenta e regue com o vinho branco (marinada). Misture tudo muito bem e deixe marinar por 3 a 4 horas. Coloque as ameijoas em água com sal durante algumas horas para perderem a areia e a seguir lave-as muito bem em água corrente. Coloque o azeite numa panela, adicione a carne e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até ficar clara. Junte a marinada, deixe ferver cerca de 2 minutos e adicione as ameijoas. Vá mexendo e logo que as ameijoas estejam abertas, junte o coentro picado grosseiramente e salpique com o sumo do limão. Misture bem e sirva imediatamente, acompanhado de batatas fritas cortadas em cubos.


Bom apetite!!

V

6 comentários:

Anonymous disse...

Que engraçado ainda este fim de semana fiz este prato tão tipico da região onde vivo, é muito saboroso e reconfortante.
um abraço

Elvira disse...

Que lindo! Um pastel de nata e carne alentejana. Dois símbolos da culinária portuguesa. :-)

Anonymous disse...

é um prato bem português! Eu não aprecio muito (gosto das ameijoas, mas não muito da carne), mas é muito apreciado por cá, em Portugal! Parabéns...

Eliana Scaramal disse...

Como sempre suas receitas são ótimas e as fotos lindas!

Anonymous disse...

Parabens, vejo que a sua receita foi lhe dado por alguem que sabe mesmo o que e carne de porco á alentejana, e mesmo mto boa , agora so precisa mesmo e de saber fazer a verdadeira massa de pimentao, que essa sim e a que da um toque especial a receita.
anabela martins

Anonymous disse...

Que interessante esta receita! E você tem a receita dos pastéis de Belém? Fiquei com água na boca. Bjs!