A primeira vez que provei Beef Wellington lembro-me bem de ter adorado a combinação da massa folhada embebecida nos sucos do filé mignon cozido, no ponto certo. Que delícia!
A primeira vista, parece um tanto complicado fazer essa receita, mas achei uma forma mais fácil (e ainda chiquérrima) de preparar e apreciar esse prato tipicamente inglês.
Como não poderia deixar de ser, um vinho incrivelmente harmônico para esse prato é o Cabernet Sauvignon 2003 da Francis Ford Coppola Diamond Collection Claret, de Napa Valley nos EUA. Esse vinho tem uma cor granada e aromas de groselhas pretas, pimenta da Jamaica, café e frutas silvestres. A textura é rica e sedosa. E por ser elaborado a partir de várias castas, proporciona uma grande riqueza de aromas e sabores.
Beef Wellington
Ingredientes
4 medalhões de filé mignon
1 caixa de massa folhada pronta
300g de cogumelos frescos
½ cebola picada
alho
1 ovo
manteiga para fritar os filés
½ copo de farinha de trigo
1 colher de manteiga
½ taça de vinho tinto
Preparo
Tempere os filés com sal e pimenta. Frite-os na manteiga bem quente, por 2 minutos de cada lado, até o lado de fora ficar bem dourado. Reserve a frigideira para fazer o molho.
Bata os cogumelos no processador. Refogue a cebola e o alho na manteiga em fogo médio, acrescente os cogumelos. Deixe cozinhar até secar a água que eles soltam, cerca de 8 minutos.
Despeje o vinho na frigideira, em fogo baixo, vá mexendo para retirar todas as casquinhas deixadas pela carne. Reserve.
Abra a massa folhada com rolo, numa superfície coberta com farinha de trigo até ficar fina, mas sem quebrar. Espalhe o cogumelo com uma espátula, coloque um filé por cima. Corte em volta da massa e embrulhe o filé, de forma que fique totalmente coberto. Repita o processo com os outros filés. Coloque os filés embrulhados num tabuleiro untado, pincele 1 ovo batido por cima de toda a massa. Asse em forno quente por 40 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos (a carne continua cozinhando mesmo após sair do forno).
Na hora de servir, despeje o molho de vinho por cima de cada pedaço de filé servido. E para acompanhar, batatas.
Foto: Wikipedia
V
4 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Magnifico, ótima combinação!!!!
Nossa...receita divina! Tenho uma amiga inglesa e com certeza qdo ela vir em casa jantar vou cozinhar este prato para ela, assim mostro que aprendi um pouquinho mais sobre a comida britânica! Beijos
Nham, nham!! Mas que aspecto delicioso! Beijos
O meu beef ficou um pouco passado... tenho que experimentar mais uma vez. Mesmo assim, a receita é excelente!
Realmente, fiz conforme as instruções e o resultado é surpreendente.
parabens
Postar um comentário