Ingredientes
150g de bacon
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada
30g de farinha de trigo
2 dentes de alho picados
1 garrafa de vinho tinto Bourgogne
500ml de caldo de carne
1 bouquet garni (amarrado de alho-poró, salsão, alecrim, tomilho, folha de louro, dente de alho e anis estrelado)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
12 echalotes (cebolas pequenas) descascadas
200g de champignons frescos, finamente fatiados
40g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
sal e pimenta-do-reino a gosto
Em uma panela grande, doure o bacon. Retire da panela e reserve. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Na gordura que restou, doure a carne. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho, e deixe dourar um pouco. Polvilhe com a farinha de trigo e doure mais um pouco. Acrescente o vinho, o caldo, o bouquet garni e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo baixo, tampado, por aproximadamente 2 horas (ou até a carne ficar macia). Enquanto isso, doure as echalotes em 20g de manteiga com o açúcar. Acrescente ½ xícara de água e deixe cozinhar até ficarem macias. Na manteiga restante, doure os cogumelos. No momento de servir, acrescente à panela o bacon reservado, as cebolas e os cogumelos.
Dicas: Sirva com purê de batatas ou arroz. O vinho de Bourgogne pode ser substituído pelo Shiraz.

Bon appétit!
V
10 comentários:
Hummmmmmm que tentação parece delicioso e a sobremesa também e muito simples gostei da ideia .
um abraço
Vivianne, eu sou apaixonada por boeuf bourguignon!
Faço beeem de vez em quando, pois sigo o preparo tradicional e gosto de fazer tudo com calma. Suas fotos ficaram lindas, como sempre!
bjs
Que refeição maravilhosa, Vivianne! De dar água na boca...
Ficou lindo. Mas esse prato é mais "daube de boeuf" ou "boeuf mode", duas outras receitas francesas famosas. O boeuf bourguignon original só leva mesmo vinho de Bourgogne, um ramo de cheiros, açúcar (por causa da acidez do vinho), sal e pimenta. Vai ao forno numa panela tampada por 3 horas e é servido com puré de batata. Pelo menos segundo Marie Leteuré, especialista em culinária francesa tradicional e autora do livro "Saveurs d'Autrefois". Todavia, seja uma coisa ou outra, ficou uma maravilha. Nem sempre os próprios Franceses conhecem a receita base.
Vivi em França (Paris) durante 30 anos...
Abraços.
Olá, moro no sul do Brasil e a pouco tempo disponibilizamos um blog com algumas receitas caseiras com uma generosa pitada de descaso, resultado de nossos encontros. Visite-nos . Adorei suas receitas, espero que possamos trocar em breve. Bjos, Vagner
Vivi, suas fotos são lindaaas! Deixa seu bolg ainda mais charmoso!
prato e sobremesa perfeitos!!!
hmmmm
Vivianne, parabéns pelo prato e pelas belas fotos que você tira.
Beijos
Estão de parabéns pelo bom gosto tanto das fotos como das receitas. E eu que sou apaixonado pela culinária e na arte de harmonizar com vinhos, outra paixão deste que vos escreve. além disso, gostaria de elogiar a foto de uma bela mulher que aparece, muito classuda! Beijos
Oi Faco regularmente o boeuf burguignon. Mas na verdade o meu nunca fica com esse caldo, pois descobri que a receita que eu tenho não fala em adicionar farinha. ACho que só colocando a farinha fica com esse caldo consistente, ne?
Cheguei a colclusao hj que o meu boeuf bourguignon é falsificado... rs...
Bom, de qualquer forma eu gosto muito do resultado do meu, e todos sempre elogiam.
Parabens pelo blog. beijos
Postar um comentário