
O mar sempre me traz uma gama de sensações... liberdade, intensidade, força, vigor, energia, admiração e respeito pela natureza, curiosidade, coragem. Enfim, várias sensações diferentes, simples e complexas ao mesmo tempo.
Acredito que isso aconteça porque a própria água do mar é assim... simples e complexa ao mesmo tempo. Veja que interessante: A água do mar é transparente, mas quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou até cinzento. A cor muda de acordo com a cor do céu, que se reflete nele. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois aos quinze, some a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá o azul.
Nada combina mais com o mar e a praia do que um leve e saboroso prato de mariscos. E claro, regado ao vinho branco, ou até mesmo um vinho tinto menos encorpado como o Carmenère. Uma boa sugestão é o Vistamar Reserva Carmenère 2004 de bouquet sedoso e suave, com aroma de frutas vermelhas secas, especialmente framboesas e cerejas, cominadas com notas tostadas e especiarias. Na boca, uma agradável persistência! Experimente, vale a pena!
Agora uma receita deliciosa de Mariscos ao Vinagrete, especial pra você:
Ingredientes
1 ½ Kg de mexilhões com casca
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (café) de mostarda
1 cebola pequena picada
1 maço de cheiro verde picado
sal e pimento
Prepare Assim
Lave muito bem os mariscos. Cozinhe em ½ copo de água mais ½ copo de vinho branco seco, cheiro verde e sal, até as conchas abrirem. Retire do fogo e reserve. Misture todos os ingredientes do molho,e jogue sobre os mariscos. Deixe repousar na geladeira por umas 2 horas para mesclar bem os sabores. Sirva com pão italiano ou torradas.
Dicas
Antes de cozinhar, raspe as cascas, escove e lave muito bem os mariscos; descarte os mariscos abertos e os quebrados. Após o preparo descarte os mariscos que não abrirem.
V