Para quem ADORA comida japonesa como eu, também poderá se interessar em saber um pouco mais sobre Chá Verde (ou Green Tea). Recentemente lendo a respeito de chás, descobri que embora originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcóolicas.
O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas. Fora da Ásia, devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Interessante: O chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento. O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2.
Moral da história: Mantenha sua jovialidade e relaxe saboreando o saudável chá verde!
V