7 de fevereiro de 2011

Brigadeiro

O Brigadeiro é, sem dúvida alguma, o docinho mais tradicional brasileiro. Uma delícia feita de leite condensado, chocolate e manteiga o qual esteve sempre presente em nossas vidas.

O sabor doce do chocolate cremoso que derrete na boca nos remete às melhores memórias de nossa infância, é muito reconfortante. Desde pequenininha, lembro das festinhas de aniversário e das centenas de docinhos, especialmente brigadeiros, feitos com esmero pela minha mãe.


A história de como esse docinho veio a ser chamado de brigadeiro é interessante. Na década de 50, admiradoras e eleitoras do Brigadeiro Eduardo Gomes, prepararam centenas desse docinho, até então chamado de Negrinho, para sua campanha presidencial pois era o seu docinho favorito. E em homenagem ao Brigadeiro, elas resolveram batizar o docinho com o mesmo nome.

Bem, a receita é facílima, anote para que o seu Brigadeiro também fique aveludado, brilhante e perfeito:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Junte todos os ingredientes acima em uma panela funda. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau ou de silicone. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela, dos fundos e das laterais, e esteja borbulhando levemente. Desligue o fogo, e despeje o brigadeiro em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar bem, por pelo menos umas 2 horas. Unte as mãos com manteiga, faça as bolinhas e confeite com chocolate granulado ou lâminas de pistache, ou ainda castanhas moídas. Use sua imaginação na hora de confeitar... Vale a pena!

Brigadeiro de Colher

Para preparar o Brigadeiro de Colher, use a mesma receita acima e acrescente meia lata de creme de leite no final do cozimento do Brigadeiro. Coloque em potinhos e cubra com confeitos de chocolate.

Hummm, que delícia!!

V

4 comentários:

comereberbere disse...

Ola Eu son de Galiza , Espanha , máis a miña familia vive en Salvador , Bahia , adoro o brigadeiro lembrame a eles e as miñas estadias no país .
Un Beijo!!

Jaqueline disse...

Puxa, que legal abrir o seu blog e ver que você retomou suas deliciosas receitas. Seja bem vinda novamente.
Um abraço

vinho um ritmo de vida disse...

bom dia,

gostei muito do seu blog e pelo que li... e nada melhor que o vinho para acompanhar as refeições bem preparadas...

Peço-lhe um um favor, que coloque o link do nosso blog no seu site para que as pessoas também possam conhecer mais sobre vinho...

Forte abraço
http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/

paula MARIANA disse...

Oi Vivi, parabéns pelo blog de tão boa qualidade e cheio de delicias como este brigadeiro, adorei mesmo, parabéns,

beijos desde Portugal!!